Jornal Estado de Minas publica artigo de bibliotecária parceira do CRB-6

Biblioteca escolar é tema do texto de Bernadete Campello

O jornal Estado de Minas publicou, em 22 de junho, um artigo de opinião assinado pela bibliotecária Bernadete Campello (CRB-6/255). O texto trata da situação atual das bibliotecas escolares, no Brasil, a partir da reformulação do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), que prevê a entrega de livros diretamente aos estudantes, sem intermédio da biblioteca escolar.

Clique na imagem para ler o artigo (Foto: Reprodução/Estado de Minas)

Considerando os recursos públicos já investidos na área e a Lei 12.244, que busca universalizar o serviço em todas as instituições de ensino básico no país, Bernadete avalia os impactos dos investimentos públicos e do PNBE na área e reflete sobre a otimização desses recursos e direcionamento dessa estrutura de conhecimento existente para fortalecer o valor das bibliotecas escolares no aprimoramento da educação brasileira.

Bernadete é professora, coordenadora do Grupo de Estudos em Biblioteca Escola (GEBE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e profissional de biblioteconomia, em Minas Gerais, há 51 anos. Além disso, a bibliotecária é importante colaboradora das iniciativas do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6).

No site do Estado de Minas, assinantes do jornal podem acessar o artigo na íntegra.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

2 Comments

  1. Márcia Máximo
    Posted 29 de junho de 2017 at 22:59 | Permalink

    No Caderno de Boas Práticas dos Professores para Ensino do
    Uso da Biblioteca das Escolas Estaduais de Minas Gerais:
    No eixo 5 boa prática item, 5.4 na ação concreta consta que esse
    Profissional (professor) deve entre outros:
    – “Registrar, classificar e catalogar os livros e o materiais da biblioteca
    para facilitar o uso”.
    Questionamento: A classificação e catalogação não são atividades
    do profissional Bibliotecário devidamente registrado no CRB?
    Gostaria de um parecer do conselho com urgência, pois a superintendência regional de educação fará uma capacitação para todos os profissionais de bibliotecas tanto do estado quanto do município em minha cidade e tenho certeza este item será questionado, já que o estado não tem bibliotecários contratados em suas bibliotecas escolares. Desde já agradeço.
    Márcia.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*