Literatura no Parque

Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais é realizado em Belo Horizonte

A literatura invadiu o Parque Municipal de Belo Horizonte durante o Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais, realizado entre os dias 15 e 20 de agosto. O evento trouxe encontros com escritores, oficinas, bate-papos, apresentações musicais e sessões de autógrafos com autores para reforçar a importância da literatura infantil e incentivar o hábito de leitura por toda a juventude.

(Foto: Ignácio Costa / Divulgação)

A grande homenageada foi a ilustradora belo-horizontina Marilda Castanha, ganhadora do Jabuti de melhor ilustração de livro infantil ou juvenil no ano 2000 por Pindorama Terra das Palmeiras. Em seu discurso de agradecimento, Castanha falou da importância do seu ofício e estendeu a homenagem a todos os ilustradores do Estado. “Desenhar é minha maldição. Mas uma maldição abençoada! Pois me deu ’régua e compasso‘ para o meu ofício. E é por tudo isso que hoje me alegro, comemoro e agradeço imensamente a vocês a homenagem recebida”, disse.

Denise Ramos (CRB-6/1000), tesoureira do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), representou o Conselho durante o evento. A abertura oficial foi realizada no Teatro Francisco Nunes e contou com a participação de Fabíola Farias, representante da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte; Macaé Evaristo, Secretária de Estado de Educação; Angelo Oswaldo, Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais; Lucas Guimaraens, Superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário; Rosana Mont’alverne, Presidente da Câmara Mineira do Livro; Leo Cunha, curador do Salão; e a homenageada Marilda Castanha.

FLI-BH

A literatura continua em alta na capital mineira. Entre os dias 14 e 17 de setembro, a cidade será sede do 2º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI-BH). Realizado no Centro de Referência da Juventude, o evento adota o tema “Vozes de todos os cantos”, mostrando as diferentes identidades que compõem a nossa cultura. Serão oficinas, palestras, saraus, debates e lançamentos de livros para dar voz à diversidade.

Paralelo ao festival, será realizada a 3ª Primavera Literária de Belo Horizonte. Ao todo, 39 editoras independentes vão apresentar seus trabalhos com descontos de até 50% sobre o preço de capa dos livros.

Confira os detalhes do evento aqui.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*