Mais uma instituição contrata bibliotecária após ação do CRB-6

Biblioteca Pública de Carmo da Mata passa a contar com profissional qualificada

A Biblioteca Pública Municipal Silveira Neto, em Carmo da Mata (MG), agora conta com uma bibliotecária. Camila Canto Garcia Netto (CRB-6/3365) foi contratada após visitas realizadas pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) a instituições públicas e privadas mineiras e capixabas. Relembre aqui e aqui as matérias publicadas sobre a fiscalização na cidade.

A bibliotecária contratada tem experiência com diversas atividades, como contação de história (Foto: Arquivo Pessoal)

A biblioteca, que nunca teve um bibliotecário, contava apenas com uma auxiliar administrativo. “Com a minha contratação, a instituição ganhou em processamento técnico. O espaço foi normalizado e agora estamos automatizando o sistema”, detalha Camila. A bibliotecária, que também é especialista em projetos pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), aproveitou sua experiência para implantar atividades como curso de contação de história.

Ela avalia como “fundamental” a ação do Conselho. ”Ainda há muito desconhecimento sobre o trabalho executado por um bibliotecário, o que acaba levando as instituições a descumprirem a lei”. A opinião é compartilhada pela presidente do Conselho, Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637), que resume a missão que guia a autarquia. “O nosso trabalho é, por meio da fiscalização, valorizar os profissionais da Biblioteconomia.”

Em defesa da profissão

O CRB-6 tem publicado uma série de matérias que destacam profissionais contratados para assumir a gestão de espaços que não possuíam bibliotecários até então. Acompanhe os relatos dos bibliotecários Marcos Roberto da Silva (CRB-6/2655), Nádia Santos Barbosa (CRB-6/3178/P), Luiz André OrbezSchubsky (CRB-6/3343)Fernanda Samla Souza Costa (CRB-6/3289), Cristina Maria Viana Camilo de Oliveira(CRB-6/1819), Célia Barbosa (CRB-6/3123), Ana Simone Diamantino (CRB-6/2184) e Ana Paula Meira (CRB-6/2768) – todos eles beneficiados pela fiscalização do CRB-6.

O objetivo do Conselho é garantir que todas as bibliotecas em Minas Gerais e no Espírito Santo tenham um profissional devidamente habilitado para geri-las. Este é um forte compromisso da 17º Gestão do CRB-6.

Participe das fiscalizações

Se você tiver conhecimento de alguma instituição cuja biblioteca não possui bibliotecário, denuncie (crb6@crb6.org.br). As denúncias e todo o processo de fiscalização são mantidos sob sigilo. Mais informações sobre o assunto estão disponíveis no site www.crb6.org.br.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Um Comentário

  1. Graziela Lopes
    Posted 19 de maio de 2017 at 14:41 | Permalink

    Camila excelente profissional!

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*