Mergulho literário e cultural

Biblioteca do Colégio Marista Dom Silvério, na capital mineira, promove ações de incentivo à leitura e fomenta o gosto por outros gêneros e expressões artísticas

A Biblioteca São Marcelino Champagnat, do Colégio Marista Dom Silvério, localizada no coração de Belo Horizonte, no bairro São Pedro, conta com mais de 35 mil exemplares de livros em seu acervo e recebe, em média, 250 visitantes por dia. Desde 2001, a biblioteca desenvolve inúmeras ações culturais voltadas para os alunos da escola. Entre elas, estão as visitas orientadas com o ensino fundamental, que ensina a explorar o espaço literário, contação de histórias com convidados especiais e entrega de diplomas para os leitores que se destacam durante o semestre.

Estudantes recebem a escritora mineira (Foto: Divulgação)

Estudantes recebem a escritora mineira (Foto: Divulgação)

Porém, as atividades vão além. A equipe da biblioteca, composta por quatro funcionários, também promove a Invasão Poética, na qual os funcionários entregam poemas de sala em sala. Tem, ainda, o Reconto que é a “contação de história” feita pelos alunos, na qualo escolhido conta para os colegas de classe, com as próprias palavras, uma história que já leu e recebe a avalição deles por meio de placas com frases de incentivo e emoticons.

Já para os alunos do ensino médio, a biblioteca faz aulões sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aplicadas nos trabalhos acadêmicos. Além disso, o espaço recebe a visita de autores. Em novembro do ano passado, o colégio promoveu uma palestra com a escritora mineira, Paula Pimenta. A autora contou para os estudantes sua trajetória profissional e sua aptidão pela leitura desde a infância. Na ocasião também ocorreu uma sessão de autógrafos.

Espaço de leitura da Biblioteca São Marcelino Champagnat (Foto: Divulgação)

Espaço de leitura da Biblioteca São Marcelino Champagnat (Foto: Divulgação)

A bibliotecária Clarissa Silva (CRB-6/2457) conta que já tem outros eventos programados para o ano, entre eles as atividades sobre o folclore brasileiro. “Em agosto faremos uma série de ações voltadas para esse tema. Nosso objetivo é valorizar a cultura brasileira”, completa. No próximo mês o colégio vai exibir uma mostra especial para o Dia das Mães, com livros que falem sobre a figura materna. “É nosso costume realizar exposições temáticas nas datas comemorativas”, explica a bibliotecária.

Serviço

Biblioteca São Marcelino Champagnat | Colégio Marista Dom Silvério de Belo Horizonte
Bibliotecária: Clarissa Jane de Assis Silva (CRB-6/2457)
Rua Lavras, 225 – São Pedro – Belo Horizonte/MG
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone: (31) 2125-0390

Bibliotecas modelo

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) tem divulgado diversas bibliotecas dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Essas instituições se destacam por seus projetos de inclusão social e incentivo à leitura. Confira aqui as bibliotecas escolares que já foram matérias nas redes do Conselho.

 

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*