Movida pela paixão de formar leitores

A trajetória de uma bibliotecária escolar de Belo Horizonte que  há mais de 35 anos se dedica à arte de educar pela leitura

Acompanhar o desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio da leitura, expandir o acesso ao conhecimento por meio de parcerias estratégicas com o corpo docente e estar sempre presente e atuante em várias demandas e atividades educacionais. Nada mais apaixonante e estimulante para um bibliotecário do que uma rotina permanentemente dinâmica e proativa. E movimento e inovação não faltam na vida profissional de Vera Fulgêncio Murta (CRB-6/987), responsável pela biblioteca do Colégio Logosófico Gonzales Pecotche, de Belo Horizonte, onde começou a atuar logo após a fundação.

Pais participam de atividade no colégio (Foto: Divulgação)

Pais participam de atividade no colégio (Foto: Divulgação)

Bibliotecária há mais de 35 anos, Vera contou um pouco da história da instituição e de seu trabalho. Com o desenvolvimento de diversas ações que visam incentivar a leitura entre os alunos, ela afirma que seu principal objetivo é criar estratégias para atrair os estudantes para dentro do espaço. “As bibliotecas devem cativar e envolver a criança e o adolescente, porque é logo nos primeiros anos que o gosto pela leitura é formado”, conta.

Unidade fica localizada no bairro Funcionários (Foto: Divulgação)

Unidade fica localizada no bairro Funcionários (Foto: Divulgação)

Para fortalecer o contato também com os familiares dos alunos, a cada dois anos o colégio promove uma feira de livros. Durante o evento, os estudantes preparam trabalhos para expor leituras, indicações de livros e atividades desenvolvidas ao longo do ano, ligadas a literatura, português, redação, entre disciplinas correlatas. As apresentações são realizadas no sábado, possibilitando, assim, a presença das famílias. Além disso, a bibliotecária conta que faz questão de marcar presença em projetos de outras áreas desenvolvidos no colégio. Entre feiras, exposições e mostras, ela sempre reserva um espaço para aumentar a visibilidade da biblioteca.

Já a Hora do Conto é um projeto fixo e reúne todas as crianças de 2 a 6 anos, uma vez por semana, para uma sessão de contação de histórias. No colégio, além da tradicional roda de histórias, os alunos são incentivados a levar livros para casa. “Divulgando a disponibilidade de empréstimo, criamos, desde cedo, o hábito da leitura entre os estudantes da escola”, conclui.

Serviço

Biblioteca 11 de Agosto – Colégio Logosófico Gonzales Pecotche
Bibliotecária : Vera Fulgêncio Murta (CRB-6/987)
Endereço: Rua Piauí, 742 – Funcionários – Belo Horizonte (MG)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 17h30
Telefone: (31) 3218-1717

Outras bibliotecas

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) tem produzido diversas matérias para divulgar profissionais e instituições que trabalham para ampliar o acesso à informação em seus municípios. Para conferir outras matérias sobre bibliotecas escolares já produzidas pelo Conselho, clique aqui.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*