ONU e Banco Mundial juntos pela educação

Programa lançado no início de maio destinará US$ 10 bilhões a projetos de inclusão por meio do ensino

Um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030, é assegurar educação inclusiva e equitativa de qualidade para todas as pessoas, por toda a vida. Foi pensando nisso que o órgão se uniu ao Banco Mundial e a outras quatro instituições financeiras, que destinarão US$ 10 bilhões à iniciativa.

Financiamento será utilizado em países mais pobres (Foto: Maxpixel)

Segundo uma comissão criada pela ONU em 2015, que visava incentivar esse tipo de investimento, hoje são cerca de 260 milhões de crianças fora das escolas em todo o mundo. Dessas, 10 milhões são refugiadas. Se nada for feito nos próximos anos, serão 400 milhões sem educação formal até 2030, o que equivaleria a metade das crianças do mundo. “A maior divisão que existe no mundo de hoje está entre metade das pessoas que serão educadas e a outra metade que ficará atrás”, disse o ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown, atual enviado da ONU para a Educação Mundial.

Durante uma conferência de imprensa realizada em Nova York, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que esse é só o início do trabalho, pois ainda se está “longe de alcançar a quantidade necessária de fundos” para apoiar a educação nos países mais pobres.

A comissão negocia com 20 países doadores, que podem contribuir com a Facilitação Financeira Internacional para a Educação. O objetivo é gerar 20 milhões de vagas nas escolas. O financiamento seria usado para a realização de reformas nesses países, mediante a ampliação do acesso às escolas e o compromisso de destinar mais recursos próprios para a educação.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*