Professora da UFMG lança livro sobre bibliotecas digitais

Obra reúne os resultados de pesquisas do MHTX

A professora da Escola da Informação, da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG), Gercina Lima (CRB-6/1149), reuniu em um livro parte dos resultados das pesquisas desenvolvidas ao longo de 12 anos pelo Grupo de Pesquisa Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos (MHTX). A obra é um registro dos esforços desses pesquisadores em solucionar os problemas da recuperação semântica da informação, por meio de propostas para a navegação hipertextual no contexto de uma biblioteca digital.

BIBLIOTECA DIGITAL HIPERTEXTUAL

De acordo com a autora, as propostas realizadas, com protótipos analisados e testados, possibilitaram a aplicação das teorias e técnicas da área de Organização da Informação e do Conhecimento. “As expectativas desses resultados permitiram que o estudo pudesse avançar e gerar um aprendizado mais aprofundado aos alunos, que ultrapassa o período acadêmico na universidade”, afirma.

A professora Gercina Lima acredita que o livro permitirá avanços na área (Foto: Divulgação)

A professora Gercina Lima acredita que o livro permitirá avanços na área

Gercina ainda conta que para realização dessas pesquisas, foi necessário, também, buscar aportes teóricos e técnicos em outras áreas do conhecimento, tais como a Ciência da Computação, a Linguística e a Psicologia Cognitiva. “Espero que este livro seja útil para os alunos de graduação e de pós-graduação, bem como para professores e pesquisadores da área”, completa.

Serviço
Biblioteca Digital Hipertextual: Caminhos para a Navegação em Contexto
Gercina Ângela Borém de Oliveira Lima (CRB-6/1149)
180 páginas
2016
Editora Interciência
R$ 78,00
Compre aqui.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*