Retratos da Leitura no Brasil

Bibliotecas ganham destaque como espaço de leitura e hábito de ler cresce no país, indica pesquisa

A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pela Fundação Pró-Livro, em parceria com o Instituto Ibope Inteligência, revela que aumentou o número de leitores no país. Segundo os dados, 104,7 milhões de brasileiros, ou seja, 56% da população, leram, pelo menos, algumas partes de um livro nos últimos três meses. O estudo registrou um crescimento de seis pontos percentuais em relação aos resultados da última edição, em 2011, quando esse número era de 50%.

Retratos da Leitura no Brasil

Feito a cada quatro anos, a pesquisa acrescentou questões com o objetivo de intensificar a avaliação acerca de bibliotecas (incluindo as escolares), do uso de Internet e de leituras e livros digitais. Porém, apesar da melhora, o índice indica que o brasileiro lê, apenas, 4,96 livros por ano – desses, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Entre os entrevistados que compraram livros, 16% preferiram o impresso e 1% o e-book.

Na “seção digital”, 59% dos entrevistados nunca tinham ouvido falar em e-book e apenas 4% das pessoas que já leram um livro digital o fizeram num aparelho dedicado a isso, os chamados e-readers. A maioria dos consumidores de livro digital usa para smartphones (56%), tablet (18%) ou computador (49%).

As bibliotecas ganharam destaque como espaço de leitura. Em 2007 e 2011, esses locais eram usados por 12% dos leitores. Na nova versão do estudo, referente a 2015, 19% dos entrevistados que costumam ler disseram frequentar a biblioteca.

Entre os títulos mais citados como os mais lidos estavam a Bíblia, Diário de um Banana, Casamento Blindado, A Culpa É das Estrelas e Cinquenta Tons de Cinza. Clique aqui para ter acesso à íntegra da pesquisa.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*