Todos pela preservação do acervo literário de São João del-Rei

Após uma campanha no Facebook, a Biblioteca Pública de São João del-Rei, a mais antiga de Minas Gerais, recupera exemplares furtados, com a ajuda da população

Após o lançamento de uma campanha no Facebook contra furtos ocorridos dentro da instituição, a Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida foi notícia em diversos canais de mídia da cidade, chegando até aos sites de visibilidade nacional, como o Globo.com. A publicação pedia o apoio dos habitantes de São João del-Rei (MG) para recuperar as obras que estavam em falta no acervo.

NOTA 3.1 (Small)Fachada da biblioteca pública de  São João del-Rei (Foto: Artur Cláudio da Costa Moreira)

Segundo a bibliotecária responsável, Rosy Mara de Oliveira (CRB-6/2083), a repercussão conseguiu mobilizar os moradores a contribuir com o resgate de alguns livros. Depois do décimo primeiro furto, em dois anos, foi que surgiu a ideia do apelo. “Com a divulgação nas redes sociais, descobrimos que alguns desses livros estavam sendo vendidos com o carimbo da biblioteca em sebos da cidade.”, conta.

Os habitantes se sensibilizaram com a publicação e se envolveram com a causa. Quando localizavam exemplares, comunicavam à equipe da biblioteca. “Um deles chegou a comprar o livro de um sebo para nos entregar”, conta Rosy.

NOTA 3.2 (Small)Parte do acervo que compõe a biblioteca (Foto: Artur Cláudio da Costa Moreira)

A primeira biblioteca pública inaugurada em Minas Gerais guarda muitas histórias. Presente no município desde 1827, seu acervo conta com títulos do século XVIII e XIX. Além disso, foi responsável pelo jornal histórico Astro de Minas.

Projetos culturais

Além de oferecer à comunidade um excelente acervo, a Biblioteca Baptista Caetano d’Almeida também organiza um projeto de contação de histórias. As atividades são desenvolvidas em parceria com a área de educação do município. “Levamos uma contadora até as escolas, e lá ela cria atividades lúdicas para os alunos”. Além disso, há um sarau, realizado pela Sociedade de Amigos da Biblioteca (SAB), em que acontecem declamações de poemas, apresentações musicais e de dança, entrevista com escritores e até lançamentos de livros. O evento é promovido todo último domingo do mês, às 18 horas. Para a bibliotecária, essas iniciativas são fundamentais para aumentar a visibilidade do espaço. “Por meio dessas atividades, mostramos um trabalho diferente para a comunidade, que não se restringe ao empréstimo de livros”, conta Rosy.

NOTA 3.3 (Small)Crianças participam de contação de histórias na biblioteca (Foto: Artur Cláudio da Costa Moreira)

A biblioteca também garante o aumento da visitação por meio de projetos internos. É o caso do CineClube, que espera angariar usuários com exibições de filmes no jardim da biblioteca.

Por isso, se você está em São João del-Rei ou redondezas, não perca tempo e conheça as histórias que essa instituição tem pra contar.

Serviço:               

Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida
Bibliotecária: Rosy Mara de Oliveira (CRB-6/2083)
Praça Frei Orlando, 90 – Largo do São Francisco – São João del-Rei (MG)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 18h
Telefone: (32) 3373-4779
Página no Facebook: www.facebook.com/bibliotecasjdr
Site: http://www.bibliotecamunicipalsjdr.com.br/bca/

Bibliotecas públicas

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) vem divulgando diversas bibliotecas públicas que se destacam pela promoção de projetos de incentivo à leitura nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Para reler a última matéria feita para esta seção, clique aqui e conheça mais sobre a biblioteca pública de Vespasiano. Para ver a lista de todas as bibliotecas já perfiladas pelo Conselho, clique aqui.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*