Tradição e excelência

Há mais de cem anos, a rede de bibliotecas do Colégio Santa Maria promove atividades para o fomento à leitura

A fundação da primeira biblioteca do Colégio Santa Maria ocorreu com a inauguração da própria instituição de ensino, em 1903. De lá pra cá, a rede tem honrado seu compromisso com a educação, disponibilizando aos alunos o equipamento em todas as unidades. O acervo é composto por livros, enciclopédias, revistas, almanaques, CDs, DVDs e até as antigas fitas cassetes. Atualmente, a rede de bibliotecas possui mais de 160.000 materiais, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Também conta com um acervo em espanhol, que está alocado na unidade do Colégio Espanhol Santa Maria Cidade Nova.

Rede de bibliotecas do Colégio Santa Maria promove o acesso à cultura e lazer (Foto: Divulgação)

Rede de bibliotecas do Colégio Santa Maria promove o acesso à cultura e lazer (Foto: Divulgação)

“Para garantir a qualidade dos serviços informacionais prestados, a gestão de cada biblioteca do Colégio Santa Maria é realizada por uma bibliotecária graduada” afirma o bibliotecário da rede de bibliotecas do colégio, Maurício Amormino (CRB-6/2422). O sistema tem oito profissionais da área e aproximadamente 20 auxiliares. Além disso, a instituição conta com a Coordenação de Bibliotecas, com dois bibliotecários que fazem a gestão da rede.

Os equipamentos são abertos a todos os alunos, professores, funcionários, e a visita de pais e responsáveis. Durante o ano, as bibliotecárias, com o apoio da Coordenação, realizam vários eventos, tais como atividades de promoção da leitura, exposições, murais informativos e aulas de introdução à normalização bibliográfica. “Sempre que possível, buscamos temas tratados em sala de aula. O mais tradicional de nossos eventos é realizado no mês de outubro, quando comemoramos a Semana do Livro e da Biblioteca. Ano passado o tema foi Brincandoteca, com objetivo de resgatar as brincadeiras de roda e os jogos de antigamente”, conta o bibliotecário.

Maurício Amormino é o bibliotecário responsável pela Coordenação de Bibliotecas do Colégio Santa Maria (Foto: Divulgação)

Maurício Amormino é o bibliotecário responsável pela Coordenação de Bibliotecas do Colégio Santa Maria (Foto: Divulgação)

Maurício acredita que além dos benefícios específicos que cada tema carrega, esses eventos promovidos durante o ano são de extrema importância para criar uma biblioteca próxima dos alunos. “Uma biblioteca confidente, que propicia a alegria da descoberta e do saber que predomina sobre o silêncio”, completa.

As bibliotecas do colégio são completamente informatizadas, com a utilização do software Pergamum para a gestão dos serviços. A instituição possui, ainda, um serviço de malote que permite a integração do acervo das unidades e facilita o empréstimo entre os equipamentos.

Serviço
Coordenação de Bibliotecas do Colégio Santa Maria
Bibliotecário: Maurício Amormino Júnior (CRB-6/2422)
Endereço: Rua Lindolfo de Azevedo, 345 – Nova Suíça
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, de 7h às 16h
Telefone: (31) 3319-3443
Site: www.santamaria.pucminas.br/biblioteca

*As bibliotecas do Colégio Santa Maria funcionam de segunda a sexta, das 7h às 18h, exceto a biblioteca do Colégio Espanhol Santa Maria Cidade Nova, que funciona das 7h às 18h30.

Bibliotecas modelo
O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) tem divulgado diversas bibliotecas dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Essas instituições se destacam por seus projetos de inclusão social e incentivo à leitura. Confira aqui as bibliotecas escolares que já foram matérias nas redes do Conselho.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*