Tradição, preservação e modernidade

Biblioteca da Fundação Torino promove ações de inclusão social e incentivo à leitura

A biblioteca da Fundação Torino foi reinaugurada e aberta ao público em abril de 2016, com o nome de Biblioteca Dante Alighieri. O novo equipamento foi pensado não apenas como espaço físico, mas um local que pudesse propiciar rituais agradáveis de aquisição de conhecimento e promovesse o gosto pela leitura, para ampliar o repertório de seus usuários. Agora são oferecidas salas de estudos individual e coletivo, área dedicada ao público externo e uma sala para a confecção do periódico Carpe Diem, jornal produzido pelos próprios alunos.

Bibliotecária Regina Simão acredita que a biblioteca é porta de entrada para o conhecimento (Foto: Fundação Torino)

Bibliotecária Regina Simão acredita que a biblioteca é porta de entrada para o conhecimento (Foto: Fundação Torino)

O acervo, informatizado pelo software i10 Bibliotecas e organizado pelo código de cores, conta com 19.966 títulos em português, italiano, inglês, francês e espanhol, em formato impresso e eletrônico, e possui um volume raro de Os Sertões, do escritor Euclydes da Cunha, publicado em 1927. A biblioteca busca estabelecer o necessário diálogo entre tradição, preservação e modernidade. Diariamente são efetuados de 50 a 180 empréstimos.  Mensalmente, cerca de 1800.

O principal evento promovido pela biblioteca é o projeto “Divinas Conversas”, um ciclo de conferências anuais que coloca o público em contato com personalidades relevantes do universo literário. Nas duas primeiras edições, realizadas em abril e outubro, a escritora e jornalista ítalo-brasileira Marina Colasanti e o poeta, letrista e roteirista Geraldo Carneiro foram os convidados. O objetivo da escola é promover quatro edições do projeto a cada ano, além de oferecer outras atividades literárias abertas ao público.

Biblioteca Dante Alighieri busca promover o gosto pela leitura (Foto: Fundação Torino)

Biblioteca Dante Alighieri busca promover o gosto pela leitura (Foto: Fundação Torino)

De acordo com a bibliotecária responsável pelo equipamento, Regina Simão (CRB-6/1154), o “Divinas Conversas” é fruto de uma parceria da Fundação Torino – Escola Internacional com a Casa Fiat de Cultura. Ambas as instituições acreditam que a biblioteca não pode ser um mero armazém de livros e, sim, um polo de conhecimento a ser compartilhado. “Partindo dessa premissa, são criados eventos como esse, que buscam aproximar o grande público dos produtos e serviços que oferecemos”, afirma.

Ainda de acordo com Regina, o espaço cumpre um importante papel social. “A biblioteca como é uma porta de entrada para o conhecimento. Ao fomentar a leitura e a cultura, contribuímos também para estimular o exercício da cidadania”, explica.

Equipamento estimula o exercício da cidadania (Foto: Fundação Torino)

Equipamento estimula o exercício da cidadania (Foto: Fundação Torino)

Além dela, a equipe conta com uma auxiliar e duas menores aprendizes, que já planejam promover exposições no espaço.

Serviço:
Biblioteca Dante Alighieri | Fundação Torino
Bibliotecária: Regina Simão Paulino Oyesanya (CRB-6/1154)
Endereço: Rua Jornalista Djalma Andrade, 1300 – Belvedere
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h45
Telefone: (31) 3289-4237
E-mail: biblioteca@fundacaotorino.com.br
Facebook: facebook.com/fundacao.torino

Bibliotecas modelo

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) tem divulgado diversas bibliotecas dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Essas instituições se destacam por seus projetos de inclusão social e incentivo à leitura. Confira aqui as bibliotecas escolares que já foram destaque nas redes do Conselho.

Browse the Boletim archive. Bookmark the permalink. Trackbacks are closed, but you can post a comment.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*