Biblioteconomia Social: Curso: Introdução à elaboração de diagnósticos socioeconômicos

Introdução à elaboração de diagnósticos socioeconômicos

Público-alvo: gestores públicos e privados, estudantes da área social, técnicos e outros interessados em adquirir ferramentas para a elaboração de diagnósticos socioeconômicos. Nível de experiência Iniciante (pequena prática na área) ou intermediário.

Vagas: 30
Carga horária: 24 horas/aula
Investimento: R$ 360,00
Datas de realização:
Turma 1 – Belo Horizonte: dias 15, 16 e 17 de março 2018, de 9 a 18 horas.
Turma 2 – Lagoa Santa: dias 7, 14 e 28 de abril 2018.
Ou com possibilidade de acompanhar o Curso a distância. Dúvidas favor enviar email para claricelibanio@gmail.com.

Ementa
O curso pretende introduzir os alunos nas principais metodologias para a elaboração de diagnósticos socioeconômicos, culturais e ambientais, instrumentos fundamentais para a implementação de políticas públicas, programas e projetos em diversas áreas. Abordará os principais conteúdos de um diagnóstico socioeconômico, fontes de dados secundários e técnicas e métodos de coleta de dados em campo, incluindo os métodos participativos para envolvimento e mobilização das comunidades na elaboração dos Diagnósticos.

Objetivos
 Permitir aos alunos uma visão introdutória a respeito dos conteúdos e das ferramentas de diagnóstico socioeconômico como subsídios à implantação de projetos, programas e políticas sociais, culturais e ambientais;
 Discutir sobre a importância do planejamento, da pesquisa e do diagnóstico na formulação de programas e projetos inclusivos e como subsídios para a construção de políticas públicas
 Instrumentalizar os participantes para a realização de estudos socioeconômicos, com foco em programas sociais, culturais e ambientais;
 Disseminar metodologias de diagnóstico participativo, ampliando o envolvimento dos beneficiários dos projetos em sua execução;
 Fornecer exemplos concretos e exercitar o uso das ferramentas apresentadas

Módulos e conteúdos
1. Introdução: Diagnósticos socioeconômicos e suas aplicações nas diversas áreas das políticas públicas
2. Elaborando um diagnóstico socioeconômico: conteúdos, técnicas e métodos
3. As particularidades dos Diagnósticos e mapeamentos culturais
4. Estudos de impacto ambiental e a contribuição do meio antrópico
5. Ferramentas para Diagnóstico Rápido Participativo

MINISTRANTE: Clarice de Assis Libânio
Bacharel em Ciências Sociais com Habilitação em Antropologia e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Doutora em Arquitetura e Urbanismo – UFMG; sócia-diretora da Habitus Consultoria e Pesquisa Ltda.; Coordenadora-executiva da ong Favela é Isso Aí; autora do Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte, entre outros livros; Professora da Pós-graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário UNA; Professora do Curso de Elaboração de Projetos Sociais do CECAPS – UFMG desde 2012; Professora, entre 2003 e 2009, do Curso Pensar e Agir com a Cultura, do Observatório da Diversidade Cultural; Professora da Oficina de Elaboração, Captação e Gestão de Projetos Culturais da SEC/MG de 2005 a 2010; Professora do IEC / PUCMINAS na Pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais, de 2011 a 2013; Gestora do Ponto de Cultura Centro de Referência em cultura Popular Urbana, da ong Favela é Isso Aí. Através do trabalho realizado no Favela é Isso Aí recebeu a Medalha Santos Dumont, categoria Prata, pelos relevantes serviços prestados à área cultural do Estado, além do Prêmio cultura Viva – 2010, primeiro lugar na categoria Organização da Sociedade Civil.

Inscreva-se em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBHksG6–OEKh5hogenuat_gRp1KaER1f6rwaZ1OQAN5NoNg/viewform

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