São Paulo recebe curso “Indexação de Documentos Jurídicos”

São Paulo vai receber dias 21 e 22 de julho o curso presencial “Indexação de Documentos Jurídicos”, ministrado pela professora Nair Yumiko Kobashi.

Em sua quarta edição, o treinamento tem o objetivo de capacitar profissionais da informação no processo de indexação de assuntos de documentos jurídicos com o uso de linguagens documentárias alfabéticas especializadas, visando a construção de uma política de indexação.

Com realização da empresa Irene Butti Consultoria, o curso tem apoio da Praxis Softwares Gerenciais e da Associação de Gestão e Engenharia de Sistemas de Informação (AGESIN). O software i10 Jurídico, desenvolvido pela Praxis para gerenciar acervos e bibliotecas de escritórios de advocacia, será uma das ferramentas utilizadas.

Conteúdo Programático:

– Indexação: conceitos, objetivos, tipos e funções

– Indexação como representação de informação

– Documentos jurídicos: tipos e estruturas textuais

– Análise e indexação de documentos jurídicos: teoria e metodologia

– Tesauros jurídicos: natureza e estrutura

– Uso de tesauros na indexação de documentos jurídicos

– Validação da indexação de documentos jurídicos

– Políticas de indexação de documentos jurídicos

– Exercícios de análise e indexação de documentos jurídicos

– Exercício de elaboração de política de indexação

Docente:

A professora Nair Yumiko Kobashi é bacharel em jornalismo (1980) e em biblioteconomia (1978) pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1988) e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994). É professora livre-docente na área de análise documentária da Universidade de São Paulo. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de Ciência da Informação, com ênfase em organização e recuperação da informação, com foco nos seguintes temas: Produção de informação documentária, Análise documentária, Indexação e resumos; Terminologia e linguagens documentárias, Construção e avaliação de vocabulários controlados (Tesauros, taxonomias e ontologias), Estudos métricos da informação (Bibliometria e Cientometria).

Investimento:

O investimento de R$ 480,00 por participante pode ser parcelado em 2 vezes, sendo a primeira parcela para garantir a vaga e a segunda parcela com pagamento até a data de realização do curso. Já o pagamento à vista pode ser realizado até dia 06 de julho.

O valor inclui certificado de participação, coffee-break e material de apoio.

Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail: irene_btt@yahoo.com.br.

Dados bancários para pagamento:
Banco Bradesco
Irene Butti Consultoria SC Ltda.
CNPJ 003.690.741/0001-30
Agencia: 055-8
Conta corrente: 0643548-3

Não será aceito nota de empenho!

O curso será realizado em local próximo à Avenida Paulista e está sujeito a quórum. O endereço será informado no ato da inscrição.

Observação:

É importante ressaltar que o curso é uma realização exclusiva da empresa Irene Butti Consultoria SC Ltda. A Praxis e a AGESIN apenas apoiam a realização do curso através da cessão de uso do software i10 Jurídico para uso livre durante o treinamento!

This entry was posted in Cursos and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Leave a Reply