Mestrado tratará sobre uso de periódicos eletrônicos nas universidades em Moçambique

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais tem o prazer de convidá-lo(a) a assistir a Defesa de Dissertação de Mestrado, intitulada:

“USO DE PERIÓDICOS ELETRÔNICOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E DE PESQUISA EM MOÇAMBIQUE”

Aluno: Ranito Zambo Waete

Data: 25 de março de 2013, às 14:00 horas

Local: sala 1000 – ECI/UFMG.

Resumo:

O estudo realizado tomou como referência a centralidade e as repercussões dos Portais de  Períodicos Eletrônicos disponíveis em Moçambique para a pesquisa científica. Para tanto, foram analisados os graus de aceitação e utilização de Periódicos Eletrônicos e dos Portais de Periódicos do INASP, HINARI, AGORA e CAPES por professores e pesquisadores de Instituições do Ensino Superior e de Pesquisa (IESP) em Moçambique. A metodologia contou com a combinação de abordagens qualitativas e quantitativas. Também serviu-se da pesquisa documental, para tanto, utilizou-se dos documentos oficiais e técnicos coletados junto aos órgãos do Governo de Moçambique, voltados para políticas públicas de informação, ciência e tecnologia. O universo da pesquisa foi composto por professores, pesquisadores e bibliotecários de IESP. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas e entrevistas semiestruturadas aos bibliotecários de referência de IESP. A amostra do estudo caracterizou-se por ser não probabilística por conveniência e foi composta por professores e pesquisadores oriundos de 20 IESP (universo do estudo) em Moçambique que estão registradas para o acesso aos Portais de Periódicos de INASP, HINARI, AGORA e CAPES. Os resultados obtidos permitiram concluir que tanto os professores quanto pesquisadores de IESP em Moçambique utilizam de forma rotineira periódicos eletrônicos em suas atividades de ensino e pesquisa. No entanto, a cultura impressa ainda está fortemente presente, sendo a preferência pelo papel o motivo principal para a utilização apenas do periódico impresso, para essas duas categorias de usuários. Os mesmos resultados indicaram que a minoria dos professores e pesquisadores, que apesar da experiência acadêmica e científica e tempo de exercício da profissão, desconhecem a existência dos periódicos eletrônicos e dos Portais de Periódicos. Quanto ao grau de satisfação em relação ao uso dos Portais, os mesmos estão satisfeitos, apesar de apontam a barreira linguística como um grande entrave para o acesso e utilização dos períodicos eletrônicos disponiveis nos Portais. Os resultados do estudo apontaram para a necessidade de ampliação da divulgação dos Portais de Periódicos e a realização de cursos de treinamento para alunos, professores e pesquisadores. Além disso, o estudo possibilitou uma visão ampla de como as diferentes áreas de conhecimento em Moçambique fazem uso dos periódicos eletrônicos.

This entry was posted in Defesas de mestrado e doutorado and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Leave a Reply