Clássicos da Literatura Brasileira em Domínio Público

Os clássicos da literatura brasileira, infelizmente, são mais lembrados em época de vestibular. A situação é decorrente das faculdades possuírem uma lista de livros obrigatórios para os estudantes conhecerem, que serão utilizados como base para diversas questões da prova.

As Bibliotecas virtuais são extremamente úteis, porque em muitas delas é possível encontrar essas obras em domínio público, isto é, obras sobre as quais não incidem mais os direitos patrimoniais de seus autores. Na legislação brasileira, os direitos de autor duram setenta anos, contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao falecimento do autor. 

O Portal Domínio Público é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), a maior Biblioteca virtual do Brasil. Além de livros, é possível ter acesso a outros materiais, como vídeos e fotografias.

Confira abaixo cinco clássicos da literatura brasileira que você pode baixar gratuitamente na internet:

  1. Dom Casmurro – Machado de Assis
  2. Cortiço – Aluísio Azevedo
  3. O triste Fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto
  4. Os Sertões – Euclides da Cunha
  5. Senhora – José de Alencar
This entry was posted in Livros and tagged , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*