E-book – Ciência da informação: Mídias e convergência de linguagens na web

Ciência da informação Mídias e convergência de linguagens na webSinopse
Por meio de ferramentas como a semiótica e as teorias da informação, esta obra analisa os efeitos da internet e das mídias sociais sobre a percepção individual e coletiva. O estudo leva em conta que esses veículos, vistos como o principal sistema de suporte de informação contemporâneo, têm como característica primordial a oferta de quantidade massiva de fragmentos de informação, a uma velocidade cada vez mais intensa, com simultaneidade e convergência de linguagens.

Para a autora, do mesmo modo que nas dermais modalidades de comunicação, as novas tecnologias estão se tornando condicionantes de novas percepções da realidade, na medida em que instrumentalizam igualmente a comunicação humana nas formas de representação que utilizam, criam quadros de memórias e fornecem os símbolos e o ambiente mental que são requeridos para a consolidação de qualquer novo formato de comunicação.

Trata-se mesmo, segundo a pesquisadora, de um movimento de ruptura, pois as novas mídias têm se mostrado capazes de reestruturar o próprio sistema cultural do qual emergiram. E mostram ainda muito fôlego, pois seus esquemas, roteiros mentais e quadros de imagens são constantemente renovados pela adição de novas experiências, ampliação de linguagens e codificações, logrando, assim, sedimentar-se de forma dinâmica.

>> Faça download do livro mediante cadastro no site da editora

Sobre a autora
Maria José Vicentini Jorente é doutora em Ciência da Informação pela Unesp, licenciada em Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e em Letras pela USP. É especializada também em Design.

ISBN: 9788579833304
Ano: 2012

Fonte: Cultura Acadêmica

This entry was posted in Livros and tagged , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*