115 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade ganham homenagem em Belo Horizonte

Programação inclui apresentações de teatro, dança, música, leituras, recitais, debates e intervenções artísticas na Praça da Liberdade, Biblioteca Pública de Minas Gerais e na Arena do Rainha da Sucata

Carlos Drummond de Andrade (Foto: Reprodução Blog Daria Um Livro)

Carlos Drummond de Andrade (Foto: Reprodução Blog Daria Um Livro)

Belo Horizonte sedia até quarta-feira (1°) uma programação extensa para comemorar os 115 anos de nascimento do grande escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade. A programação inclui apresentações de teatro, dança, música, leituras, recitais, debates e intervenções artísticas na Praça da Liberdade, Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e na Arena do Rainha da Sucata.

Destaque para a palestra do jornalista e escritor Humberto Werneck, que vem escrevendo uma biografia do poeta. O evento, com o tema “Drummond e seu Tempo em Belo Horizonte”, será às 21h, nesta terça-feira (31), na Biblioteca Pública Estadual. Outra atração é ator Thiago Lacerda, que fará a leitura do livro “O Amor Natural”, no Teatro Bradesco, nesta segunda-feira (30), às 21h.

Também está previsto a realização de um concurso literário voltado para estudantes da rede estadual de ensino. Para participar do “Prêmio Versões de Drummond nas Escolas”, o jovem deverá ler a crônica “Furto de Flor” e, baseado nela, escrever um poema de próprio punho. Em seguida, deve gravar um vídeo fazendo sua própria leitura do poema e enviar, via WhatsApp, para a comissão julgadora. Serão escolhidos três ganhadores que concorrem a premiações em dinheiro.

O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) realiza duas edições do projeto “2ª Chance – Rodas de Leitura”, em presídios da Grande BH, com o biógrafo de Drummond, Humberto Werneck. Na sequência, o Servas irá sugerir que comarcas de todo o estado, por meio do Sistema Prisional, levem professores e voluntários aos presídios, no dia 31, para leitura de poemas e conversas sobre a obra de Drummond.

Alguns restaurantes e bares de BH também participam, em apoio às diversas atividades do evento. Serão oferecidos diversos pratos e petiscos criados em homenagem a Carlos Drummond de Andrade e sua obra.

O imortal Antônio Carlos Secchin é o destaque da conferência “O Segundo Drummond”, que encerra a programação do #Drummond115. O encontro, com o apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) Cultural, tem entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, mas sujeito à lotação máxima de 60 pessoas. A conferência é no dia 1°, às 19h30, no auditório Marco Túlio do BDMG Cultural, na Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes.

Fonte: G1

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*