BH sedia série de encontros literários

Amantes dos livros debatem obras, e autores são convidados a assumir a perspectiva do leitor

A vocação de Belo Horizonte para a literatura – aqui nasceram inúmeros escritores renomados e outros tantos passaram pela cidade – não poderia deixar de influenciar os leitores. Cada vez mais, os belo-horizontinos contam com novas iniciativas e espaços criados exclusivamente para abrigar eventos literários. Leia Mulheres, Ciclo de Convivência Literária, Caro Leitor e Roda de Leitura, que têm o leitor como foco, são alguns deles.

O Ciclo de Convivência Literária surgiu da carência de espaços para falar de literatura em contraste com a oferta de locais onde se pode discutir cinema, música e outras artes. Durante os meses de setembro a novembro, o projeto, realizado no Centro de Referência da Moda, promove encontros que possibilitam a interação de escritores e leitores. De acordo com um dos idealizadores do projeto, Thiago Panini, o principal objetivo é popularizar a leitura.

bh

Nesse sentido, as bibliotecas são espaços apropriados para se conversar sobre literatura, por meio de encontros informais e espontâneos, até o desenvolvimento de projetos que fomentam a participação do leitor. É o caso do Roda de Leitura, realizada todas as quartas-feiras na Biblioteca Infantil e Juvenil, na Praça da Estação.

No Sesc Palladium, a política para incentivar a leitura engloba diferentes projetos – Caro Leitor, no qual escritores são convidados a interagir com os leitores; Literaturas: questões do nosso tempo, que traz debates sobre literatura, história e filosofia; Ouço, Crio e Recrio, cujo foco são as contações de histórias, e o Digas? Poesia, com performances poéticas. Segundo a analista de artes e cultura, Lídia Mendes, o espaço para literatura tem sido ampliado desde 2011.

Outra iniciativa que se tornou regular na cidade é o Leia Mulheres, que propõe encontros para discutir obras escritas por mulheres. A proposta é inspirada no projeto #readwomen2014 (#leiamulheres2014), da escritora Joanna Walsh.

This entry was posted in Eventos. Bookmark the permalink.