Biblioteca pública de Uberaba promove encontro com o escritor Renato Muniz

Escritor Renato Muniz debateu temáticas da literatura e do meio ambiente (Foto: Reprodução)

Escritor Renato Muniz debateu temáticas da literatura e do meio ambiente (Foto: Reprodução)

A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães promoveu, ontem, um encontro com o escritor, Renato Muniz, que debateu temáticas da literatura e do meio ambiente. O evento, organizado pela equipe de projetos da Superintendência de Bibliotecas Públicas Municipais/FCU, foi aberto a toda a comunidade.

De acordo com o escritor Renato Muniz, a proposta da conversa foi conjugar a literatura e a questão ambiental, tal como esta última tem sido entendida, após os anos 1970. “Parte-se da ideia de que leitura é, antes de tudo, como defende Paulo Freire, a leitura do mundo. A compreensão das transformações que afetam o planeta, a realidade natural e social na sua totalidade, implicando na formação de novas atitudes, num processo permanente e participativo, passa também pela compreensão da produção literária, que influencia o debate e é, dialeticamente, influenciada por ele”.

Muniz explica ainda que esta literatura, imbricada nas questões ambientais, apresenta uma produção nacional e mundial significativa, inclusive anterior à emergência da atual “crise ambiental”. “Conhecer as intersecções entre os processos é condição essencial para o entendimento das mudanças em curso, bem como permite debater aspectos que subsidiam uma literatura engajada, de forte apelo social, voltada para a defesa do meio ambiente”, destaca o escritor. (DC)

Fonte: Jornal de Uberaba | Enerson Cleiton

This entry was posted in Eventos and tagged , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*