Bibliotecas comunitárias como formadoras de leitores

Evento em Santa Luzia discute papel dessas instituições para a sociedade

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a Rede de Leitura “Sou de Minas, uai” realizará a sétima edição de seu seminário de leitura. O tema deste ano será “O papel da biblioteca comunitária na formação dos leitores”, com o objetivo de discutir as políticas públicas para o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas. O evento ocorrerá em Santa Luzia e as inscrições são gratuitas.

No dia 30, será apresentado o projeto Mapa da Leitura: Sabará e Santa Luzia, aprovado em edital do Fundo Estadual de Cultura, que objetiva a criação de um diagnóstico das ações de incentivo à leitura nessas cidades. A palestra magna será realizada por Cida Fernandez, do Centro Cultural Luiz Freire, e abordará a importância das bibliotecas comunitárias.

No segundo dia, duas mesas de debate ocupam a programação da manhã: “Papel das bibliotecas comunitárias na formação de leitores” e “Cenário da Incidência Política (Municipal, Estadual e Nacional)”. À tarde, quatro oficinas temáticas serão realizadas de forma simultânea e você pode escolher a que mais lhe agradar: “Mediação de leitura”, “A arte de ler e contar histórias”, “Arte terapia – forma divertida de escrever poemas” e “O livro de imagem”.

VII Seminário Rede de Leitura Sou de Minas

Data e horário: 30 de novembro (das 18h30 às 21h) e 1º de dezembro (das 8h às 17h)
Locais:
Dia 30 – Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida (Rua Direita, 370, Centro – Santa Luzia/MG)
Dia 1º – Faculdade Facsal (Avenida Beira Rio, 2000 – Distrito Industrial Simão da Cunha – Santa Luzia/MG)
Inscrições: Clique aqui

Bibliotecas em rede

No início de 2009, quatro instituições se reuniram para concorrer ao edital do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A. A ideia era criar polos de leitura, construindo e reconfigurando espaços para melhor atender as comunidades. Esse foi o início da Rede de Leitura “Sou de Minas, uai”, um coletivo de bibliotecas comunitárias que trabalha em prol da democratização do acesso ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas. Para saber mais sobre a inciativa, clique aqui.

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Leave a Reply