Casa dos Braga será reaberta ao público em Vitória

Um importante patrimônio cultural de Cachoeiro de Itapemirim e do Espírito Santo, a Casa dos Braga, será reaberto ao público nesta terça-feira (13). Uma cerimônia de inauguração vai marcar a reabertura do espaço após reforma que durou sete meses. O evento será aberto ao público e contará com apresentações de esquetes teatrais e concerto da Camerata Tocando em Frente Em seguida, o público poderá conferir duas exposições voltadas à memória da família Braga de Abreu com objetos que ficarão disponíveis para visitação.

Casa dos Braga será reaberta ao público nesta terça-feira (Foto: SECULT)

Casa dos Braga será reaberta ao público nesta terça-feira (Foto: SECULT)

Em “Rubem e seus amigos artistas”, o público poderá ver reportagens, crônicas, entrevistas e artigos, em jornais, revistas e televisão, que registram atuação do escritor Rubem Braga (1913-1990) no universo da arte. Quando foi editor, Rubens buscava estimular a publicação de escritores iniciantes e de autores de língua espanhola. Esses livros estarão disponíveis na exposição. A mostra acontece até o mês de maio de 2018.

A outra exposição é “Minha cidade, minha casa”. São 132 peças, entre lustre, máquina de escrever e de costura, quadros, estantes, e diversos móveis da coleção de Anna Graça Braga de Abreu, artista plástica falecida em 2013, caçula dos irmãos Rubem, Newton, Carmosina, Armando e Yedda, filhos de Rachel Coelho Braga e do primeiro prefeito de Cachoeiro, o Coronel Francisco Braga. A Casa dos Braga foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural do Espírito Santo em 2011, pelo Conselho Estadual de Cultura.

História

O espaço foi moradia do primeiro prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, o coronel Francisco Braga, e endereço oficial de Rubem Braga, reconhecido como o maior cronista brasileiro e autor de vários livros. A casa também foi moradia de Newton Braga, poeta e jornalista, e de vários outros membros da família, como Jerônimo, Carmosina, Armando, Yedda e Anna Graça.

O imóvel da família foi adquirido em 1985 pela prefeitura e protegido por tombamento pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC). Foi inaugurado como Centro Cultural Casa dos Braga em 1987 e abrigou, até 2014, a biblioteca municipal. Voltou então a receber visitantes, em eventos públicos como saraus e lançamentos literários.

Serviço
Solenidade de Inauguração da Casa dos Braga
Atrações: Exposições de arte, esquetes teatrais e apresentação da Camerata ‘Tocando em Frente’
Local: Casa dos Braga, na Rua 25 de março, Centro – Cachoeiro de Itapemirim
Horário: 10 horas

Fonte: Século Diário

This entry was posted in Eventos and tagged , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*