Concursos envolvem público e estudantes em torno da 11ª Feira do Livro de Joinville (SC)

Importantes passos em torno dos preparativos para a 11ª Feira do Livro de Joinville foram dados nesta quinta com os lançamentos simultâneos de concursos envolvendo leitores, escritores e afins. Em um deles, moradores de Joinville irão encantar o público da Feira do Livro com a sonoridade ritmada e a interpretação da declamação de textos. Estes ilustres personagens participarão da 11ª edição , selecionados no Concurso de Contadores e Leitores de Histórias. A iniciativa integra o Prêmio Joinville de Literatura e convida a comunidade a não apenas prestigiar, mas também fazer parte do evento que ano a ano vem se tornando um marco cultural.

Os interessados em participar deverão escolher um texto para declamar à comissão julgadora do concurso. Os contadores de histórias serão avaliados com relação à capacidade de comunicação, voz, entonação e ritmo adequados à narrativa, empatia e envolvimento do público. O texto a ser declamado deve pertencer a um dos autores convidados para a Feira do Livro, entre eles, Caio Ritter, Chico dos Bonecos, Leo Cunha, Luiz Fernando Emediato, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo, Ronaldo Correia de brito, Stella Maria Rezende e Tino Freitas. A seleção dos candidatos irá ocorrer entre os dias 7 e 8 de março, na Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin.

“Este concurso dá espaço à pessoa anônima, que atua na intermediação da leitura. Uma boa prática literária possibilita um universo de alternativas, instiga a imaginação e redimensiona as palavras transcritas no papel. Os contadores de histórias desenvolvem um trabalho primoroso, que precisa ser valorizado”, relata Maria Antonieta Cunha, curadora da Feira do Livro.

Nove contadores de histórias serão selecionados para fazer duas apresentações durante a 11ª edição da Feira do Livro de Joinville, que acontecerá de 4 a 13 de abril, no Centreventos Cau Hansen. Os ganhadores do concurso também receberão um vale-livro, para aquisição de obras literárias no evento.

As inscrições para o Concurso de Contadores e Leitores de Histórias podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro, pelo site do Instituto da Cultura, Educação, Esporte e Turismo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3804-3332 ou pelo e-mail concursosfeiradolivrojlle@gmail.com.

Concurso Leitores de Joinville

Alunos de escolas públicas e particulares de Joinville também terão a oportunidade de exercitar a prática da escrita e expor seu envolvimento com o universo literário no Concurso Leitores de Joinville. A iniciativa, articulada junto à 11ª edição da Feira do Livro de Joinville, integra o Prêmio Joinville de Literatura. O concurso irá selecionar e premiar as melhores produções de estudantes do município, servindo como um incentivo à paixão pelos livros e pela escrita entre os jovens.

O concurso é dividido nas categorias de ensino fundamental (séries iniciais), ensino fundamental (séries finais) e ensino médio. Cada modalidade prevê trabalhos desenvolvidos a partir de um enfoque relacionado à literatura. Os estudantes das séries iniciais precisam redigir uma dissertação com o tema “Eu e os Livros”. Os alunos das séries finais produzirão seu trabalho a partir do tema “O Livro da Minha Vida”. Já os estudantes do ensino médio produzirão um texto que contenha referências a obras escritas por autores convidados para a Feira do Livro, como Ana Maria Machado, José Roberto Torero, Pedro Bandeira, Ronaldo Correia de Brito e Stella Maris Rezende.

“O despertar pela escrita e pela leitura é magnífico e o concurso leitores de Joinville contempla justamente este público que está conhecendo o universo das letras. A iniciativa serve como um incentivo para pequenos leitores e autores”, relata Maria Antonieta Cunha, curadora da Feira do Livro.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora que irá considerar aspectos como originalidade, adequação à proposta e clara autoria do aluno. Os autores dos três melhores textos em cada categoria e os professores responsáveis serão premiados com vales-livros, para a aquisição de obras na Feira do Livro.

A inscrição dos trabalhos precisa ser feita pela escola, até o dia 24 de março, e o regulamento do Concurso estará disponível no site do Instituto da Cultura, Educação, Esporte e Turismo. As obras devem ser entregues na Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin. A premiação também será realizada durante a feira. Mais informações pelo e-mail concursosfeiradolivrojlle@gmail.com.

Concurso estadual de criação literária será lançado durante a Feira do Livro

Durante a 11ª edição da Feira do Livro de Joinville, os escritores de Joinville e região também serão contemplados com um concurso que irá selecionar e publicar obras de autores catarinenses. O concurso de criação literária terá como objetivo estimular a publicação de novas obras em Santa Catariana e contribuir para a ampliação e formação de um público leitor mais abrangente. Poderão participar do concurso pessoas maiores de 18 anos, que residam no Estado há pelo menos dois anos.

Fonte: Notícias do Dia

This entry was posted in Eventos. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*