CRB-6 participa de Fórum de Biblioteconomia no UNIFOR-MG

Em sua nona edição, o evento realizado em Formiga (MG) fala sobre o futuro da profissão

Raimundo Martins, presidente do CFB, Margarita Torres, coordenadora do curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG, e Álamo Chaves, tesoureiro do CRB-6 (Foto: Divulgação)

Raimundo Martins, presidente do CFB, Margarita Torres, coordenadora do curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG, e Álamo Chaves, tesoureiro do CRB-6 (Foto: Divulgação)

O Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG) realiza há vários anos o Fórum de Biblioteconomia. Este ano, o evento contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Raimundo Martins (CRB-11/039), e do tesoureiro do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), Álamo Chaves (CRB-6/2790).

O conselheiro iniciou as atividades do segundo dia de Fórum apresentando aos presentes informações gerais sobre o CRB-6, atuação e resultados alcançados recentemente, além de outros dados pertinentes à autarquia. Álamo ressaltou a importância dos profissionais formados pelo UNIFOR-MG para o Estado. “Os melhores postos de liderança em grandes instituições de Minas Gerais muitas vezes são ocupados por bibliotecários vindos do UNIFOR-MG. O perfil do egresso é um bibliotecário dinâmico, polivalente e empreendedor”, disse.

Em seguida, o presidente do CFB falou sobre os aspectos filosóficos que permeiam a atividade de bibliotecário e o panorama geral e contemporâneo do setor no mercado. Raimundo comentou, também, sobre a nova Lei de Acessibilidade decretada em julho de 2015. “As bibliotecas precisam se adequar à nova legislação, permitindo ao visitante, deficiente ou não, mobilidade e independência. Além disso, os profissionais devem dar a devida importância à prestação de serviços para usuários específicos, como é o caso das minorias religiosas e sexuais”, completou.

O Fórum contou também com um sorteio de presentes e de um exemplar do livro 50 Anos Sistema CFB/CRB 1965 – 2015. A coordenadora do curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG, Margarita Torres (CRB-6/1361), encerrou o Fórum ressaltando a importância da integração entre os conselhos regionais e federal com as escolas de biblioteconomia, os estudantes universitários e profissionais egressos. Confira aqui as fotos do evento.

A TV UNIFOR-MG esteve presente no Fórum de Biblioteconomia e produziu uma matéria que pode ser conferida em:

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Leave a Reply