CRB-6 participa de II Semana do Bibliotecário da UFMG

CRB-6 participa de II Semana do Bibliotecário da UFMG

ECI, em parceria com a ABMG, realizou evento em comemoração ao Dia do Bibliotecário

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) participou da II Semana do Bibliotecário, realizada de 20 a 24 de março, pela Biblioteca da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG), em parceria com a Associação de Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG). O evento teve como tema “O bibliotecário como agente de transformação social” e a programação contou com palestras e atividades sobre ferramentas de apoio à pesquisa, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a responsabilidade social dos profissionais da Biblioteconomia e suas diversas áreas de atuação.

Abertura do evento contou com a participação do CRB-6 (Foto: Fabiana Senna/Prefácio Comunicação)

“Decidimos enfatizar o impacto que o trabalho do profissional de Biblioteconomia tem sobre a sociedade. No Brasil, é comum enxergar a biblioteca como um ‘depósito de livros’, mas, na verdade, os bibliotecários influenciam diretamente na formação das pessoas”, pontuou Maianna Giselle de Paula (CRB-6/2642), coordenadora da Biblioteca da ECI. Ela acrescentou que é importante para a formação dos graduandos em Biblioteconomia acumular experiências extraclasse. “Esse tipo de evento propõe a formação de bibliotecários para além da sala de aula. É importante sair da rotina acadêmica e estimular reflexões mais amplas sobre a área”, destacou.

Izabela Capovilla (CRB-6/1293), CEO da empresa Praxis, ministrou a palestra “Empreendedorismo: Uma experiência sociotécnica”, em que, a partir de experiências de vida, abordou o desafio de conciliar a atividade empreendedora com a rotina da academia, a atuação no mercado profissional e a administração da vida pessoal. “Relações humanas são naturalmente complexas. É necessário estabelecer parcerias e, para isso, dialogar com outras áreas de conhecimento – nossas vivências são multidisciplinares. A relação sociotécnica tem a ver com considerar que o homem vive em sociedade, logo, é inerente a ele a necessidade do outro e, por consequência, da tecnologia. A palestra foi um convite a uma reflexão em conjunto sobre nossas trajetórias, sobre nada ser exclusivamente técnico, sobre tudo passar pelo comportamento humano, por diferentes olhares, histórias e vivências“, completa.

Izabela Capovilla (CRB-6/1293) ministrou a palestra “Empreendedorismo: Uma experiência sociotécnica” (Foto: Fabiana Senna/Prefácio Comunicação)

O vice-presidente do CRB-6 e bibliotecário do Colégio Técnico da UFMG, Álamo Chaves (CRB-6/2790), esteve presente na mesa de abertura do evento. “Muitos ainda desconhecem qual é o papel do Conselho. Estamos abertos para sanar dúvidas; nossas portas estarão sempre abertas aos profissionais e estudantes de Biblioteconomia”, afirmou o bibliotecário na cerimônia.

Dalgiza Andrade (CRB-6/1577), diretora técnica do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Maria Elizabeth de Oliveira (CRB-6/1503), presidente da Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG), Anália Gandini Pontelo (CRB-6/1556), vice-diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG, Lígia Maria Dumont (CRB-6/316), coordenadora do curso de Biblioteconomia e Adalson de Oliveira, vice-diretor da Escola de Ciência da Informação da UFMG (ECI/UFMG), também estiveram presentes na mesa de abertura do evento.

>> Veja as fotos aqui.

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*