CRB-6 promove encontro sobre a formação do leitor

Palestra foi ministrada por Rosana de Mont’Alverne Neto

“Nós já lemos há muito tempo, desde antes de existir o suporte do livro. E nós queremos ler mais.” A afirmação é de Rosana de Mont’Alverne Neto, advogada e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que ministrou a palestra “A formação de leitores no espaço da biblioteca”, em encontro realizado em setembro pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), no auditório da Federação dos Contabilistas do Estado de Minas Gerais (Fecon). Integrantes do CRB-6, bibliotecários, professores e pedagogos estiveram presentes.

Rosana de Mont’Alverne Neto ministrou a palestra por meio de mediação de livros e compartilhamento de vivências (Foto: Maysa Zucheratto/Prefácio Comunicação)

Participaram da mesa de abertura os membros da Comissão de Bibliotecas Escolares Eduardo Valadares da Silva (CRB-6/ES 615), Alice Alves da Silva (CRB-6/1701), Carla Floriana Martins (CRB-6/2117), Pollyanna Iara Miranda Lima (CRB-6/3320) e Marília de Abreu Martins de Paiva (CRB-6/2262); a coordenadora da Comissão de Bibliotecas Escolares Sindier Antônia Alves (CRB-6/1542); e Felipe Lopes Alves (CRB-6/2897), membro titular da Comissão de Fiscalização do Conselho, que representou a presidente Mariza Martins (CRB-6/1637).

A mesa de abertura foi composta pelos membros da Comissão de Bibliotecas Escolares do CRB-6 (Foto: Maysa Zucheratto/Prefácio Comunicação)

Rosana, que também é contadora de histórias, editora e escritora, é coordenadora geral do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Estado de Minas Gerais (PELLLB-MG) e presidente da Câmara Mineira do Livro. A palestra foi conduzida por meio de mediação de livros e compartilhamento de vivências e experiências profissionais. “É importante que cada formador de leitores construa seu próprio itinerário de leitura. Cada um de nós tem um repertório, uma trajetória em nossa formação enquanto leitor. Devemos lembrá-la para nos apropriarmos do nosso próprio percurso literário.”

Rosana lembrou que a imaginação é inerente ao universo da criança. “Enquanto ela está sonhando e idealizando, tem a sensação de que aquilo está realmente acontecendo. Esse é o tempo da fantasia, da fabulação, e o que temos de mais importante em nossas vidas é a imaginação.”

A pedagoga Júnia Benigna Miranda Camillozzi elogiou o encontro. “O assunto é relevante para a área como um todo. Gostei muito da metodologia adotada e dos exemplos citados. Sou estudante de Biblioteconomia e atuo como pedagoga na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). É importante associar as áreas e unir conhecimentos”, destacou.

A bibliotecária Juzelia Drumond da Silva (CRB-6/3300), do Colégio Rui Barbosa, considerou o evento muito rico em informações. “Não tem idade específica para ser um leitor. A princípio, devemos respeitar os gostos de cada um na hora de trabalhar a leitura. Parabenizo a Rosana pela belíssima palestra e ao Conselho pela organização do evento em um espaço tão convidativo.”

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*