Definida a programação do Fórum Estadual do Livro de Minas Gerais

Entre os palestrantes, estão o filósofo José Castilho Marques Neto e o secretário de Cultura do Ceará, Fabiano Piúba.

Etapa final do Fórum do Livro será realizada em BH e conta com três dias de atividades (Foto: Ricardo Barbosa/ALMG)

Etapa final do Fórum do Livro será realizada em BH e conta com três dias de atividades (Foto: Ricardo Barbosa/ALMG)

Já estão definidos os expositores dos painéis do primeiro dia de programação da etapa final do Fórum Técnico Semeando Letras: Plano Estadual do livro, leitura, literatura e bibliotecas. Os detalhes foram discutidos na quarta reunião preparatória para o evento, realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no dia 19 de outubro.

O filósofo José Castilho Marques Neto e o secretário de Estado de Cultura do Ceará, Fabiano Santos Piúba, são dois dos nomes confirmados. A etapa final será realizada entre 22 e 24 de novembro, em Belo Horizonte, e é uma parceria entre o Legislativo mineiro e o Executivo, por meio das Secretarias de Estado de Cultura e de Educação.

José Castilho vai integrar o painel 1, cujo tema é “Leitura Cidadã: democratização do acesso e valor simbólico do livro”. As outras expositoras são Ana Elisa Ribeiro, escritora, professora e pesquisadora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG); e Fabíola Farias, responsável pela Gerência de Coordenação de Bibliotecas e Promoção da Leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Fabiano Santos Piúba faz parte do painel 2, “Livro e Leitor – Mediação de leitura”. Ele divide a discussão com Bel Santos, que é coordenadora do Polo de Leitura LiteraSampa, uma rede composta por quatorze bibliotecas comunitárias e duas escolares em três cidades do estado de São Paulo: a Capital, Guarulhos e Mauá.

O painel 3, “Cadeia Produtiva e Criativa do Livro”, conta com quatro expositores: Luís Antônio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro; Rosana de Mont’Alverne, presidente da Câmara Mineira do Livro; Raquel Menezes, presidente da Libre Liga Brasileira de Editoras Independentes; e Rodrigo Ricardo, editor do Grupo Editorial Ferro e da Editora Poesias Escolhidas e presidente do Instituto Cultural Colofão.

Segundo e terceiro dias – O segundo dia de programação se estrutura em torno de quatro grupos de trabalho:

  • Grupo 1: Democratização do acesso
  • Grupo 2: Fomento à leitura e à formação de mediadores
  • Grupo 3: Valorização institucional da leitura e de seu valor simbólico
  • Grupo 4: Desenvolvimento da economia do livro

O terceiro e último dia envolve a aprovação e a priorização das propostas, a eleição do comitê de representação que vai acompanhar os trabalhos após o evento e a entrega do documento de propostas ao presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB).

Interiorização

A primeira etapa do Semeando Letras foi encerrada no dia 3 de outubro, quando foi realizado o último encontro regional, em Teófilo Otoni (Vale do Mucuri).

Outras seis cidades receberam as discussões do fórum: Varginha (Sul de Minas), Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte de Minas), Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Belo Horizonte (RMBH) e Uberlândia (Triângulo). Nelas, os participantes discutiram e elegeram propostas para fazer parte do documento que será votado na plenária final.

Fonte: ALMG

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*