Em Vitória, Dia do Contador de História será comemorado na Biblioteca Adelpho Poli Monjardim

Histórias e mais histórias. Na próxima segunda-feira (20), é celebrado o Dia Internacional do Contador de História. Em comemoração à data, a Biblioteca Adelpho Poli Monjardim, através do projeto Viagem pela Literatura, realiza, das 14h30 às 15h30, na sede do espaço, no Casarão Cerqueira Lima, uma programação especial.

Contação de histórias do grupo Chão de Letras (Foto: Divulgação Semc)

Contação de histórias do grupo Chão de Letras (Foto: Divulgação Semc)

O evento conta com a parceria da Academia Brasileira de Contadores de Histórias, com representação no Espírito Santo, além da participação do Grupo Chão de Letras, formado a partir das oficinas realizadas pelo Viagem pela Literatura.

Entre as histórias que serão contadas, estão “O Pescador e a Sereia”, conto popular; “O Grande Rabanete”, de Tatiana Belinky; “Pássaro de Fogo”, lenda capixaba; “A Baleia Jubarte”, de Rodrigo Campanelli; “Azabum: mágico ou palhaço”, de Marta Samor, entre outras.

Além das atividades na biblioteca, os contadores realizarão intervenções em várias escolas do município, conforme lista abaixo:

Cmei João Pedro de Aguiar (Jardim Camburi), às 8h40;
Cmei Ana Maria Chaves Colares (Jardim Camburi), às 9h;
Emef São Vicente de Paulo (Centro), às 8h;
Emef Elzira Vivacqua dos Santos (Jardim Camburi), às 8h;
Emef Castelo Branco (Ilha do Príncipe), às 19h30;
Escola Maria Ortiz (Centro), às 19h30.
Secretaria de Cultura(Semc), Marta Samor, às 16h30 – Palácio Municipal – 2 º andar

Data

As comemorações do Dia Internacional do Contador de Histórias começaram na Suécia, entre 1991 e 1992, com o nome de “Dia de Todos os Contadores de Histórias”. Em 1997, contadores de histórias em Perth, Austrália Ocidental, coordenaram uma celebração durante uma semana, comemorando 20 de março como o Dia Internacional de Narradores Orais. Ao mesmo tempo, no México e outros países da América do Sul, 20 de março foi celebrado como o Dia Nacional de Narradores.

A partir de 2001, a rede escandinava de contadores de histórias deu um novo impulso ao dia 20 de março e, a partir do ano seguinte, o evento espalhou-se da Suécia para a Noruega, Dinamarca, Finlândia e Estónia. Em 2003, a ideia chegou ao Canadá e outros países. Assim, o evento tornou-se conhecido internacionalmente como o Dia Mundial do Contador de Histórias, que hoje é comemorado em mais de 25 países.

Serviço

Dia do Contador de História
Quando: 20 de março, segunda-feira, das 14h30 às 15h30
Onde: sede da Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim – Casarão Cerqueira Lima – rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro
Aberto ao público

Fonte: Prefeitura de Vitória | Texto: Leo Vais | Edição: Matheus Thebaldi

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*