Em Vitória, Rede de Leitura Inclusiva realiza atividades em escola e no Mucane

Nestas quinta (23) e sexta (24), duas atividades marcarão as ações do grupo em Vitória

Rede de Leitura Inclusiva realiza atividades em escola e no Mucane (Foto: Reprodução)

Rede de Leitura Inclusiva realiza atividades em escola e no Mucane (Foto: Reprodução)

Potencializar o acesso ao livro e à leitura para todos, incluindo as pessoas com deficiência. Esse é um dos objetivos da Rede Nacional de Leitura Inclusiva, iniciativa da Fundação Dorina Nowill para Cegos, que tem Grupo de Trabalho (GT) no Espírito Santo.

Na quinta (23), a partir das 13 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adilson da Silva Castro, em Ilha de Monte Belo, será realizada uma roda de conversa com o tema “Minha leitura de mundo e os diferentes contextos de Leitura Inclusiva”. O bate-papo contará com a participação de Angelita Garcia, da Fundação Dorina, e Lilian Menenguci, especialista em Acessibilidade Cultural, com mediação da pedagoga Alnínive Correia Araújo Martini, que integra a Rede de Leitura Inclusiva.

Na sexta (24), das 9 às 12 horas, no Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas”(Mucane), o Grupo de Trabalho será apresentado à “Coleção Regionais”, publicação sobre culinária, folclore, turismo, literatura e música das cinco regiões do País, distribuída pela Fundação Dorina Nowill em formato acessível (braille, impressão ampliada, digital, Daisy e áudio) às pessoas cegas e com baixa visão. Além disso, serão discutidas possibilidades de exploração do material pelo seu público-alvo. O evento será mediado por Angelita Garcia, da Fundação Dorina.

Espaço educativo

“O Grupo de Trabalho é aberto. Sua formação é constituída por colaboradores, inclusive de pessoas com deficiência, vindos, sobretudo, de dois grupos: aquele que lida com a educação de pessoas com deficiência, dentro ou fora da escola comum; e o que tem o livro e a leitura como elementos centrais de suas atividades, em quaisquer espaços. A intenção é ampliar as possibilidades de acesso ao livro e à leitura para quaisquer pessoas, assumindo a cidade como espaço educativo”, destacou Lilian Menenguci, que é assessora técnica na Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e integrante da Rede de Leitura Inclusiva (GT-Espírito Santo).

Serviço
Rede de Leitura Inclusiva – GT Espírito Santo
Quando: quinta-feira (23), às 13 horas
Onde: na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adilson da Silva Castro – Rua João Vieira, 50, Ilha de Monte Belo
Coleção Regionais?
Quando: sexta-feira (24), às 9 às 12 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro (Mucane) – Avenida República, 121 – Centro
Aberto ao público.

Fonte: Folha Vitória

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*