Exposição Só a distância mostra-se os dentes

A Exposição “Só à distância mostra-se os dentes” de Hortência Abreu e Ricardo Burgarelli, termina dia 26 de outubro, na Galeria da Biblioteca Universitária, promovida pela Universidade FUMEC.

Os artistas, mestres em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais, assinalam que a referida instalação “é fruto de uma pesquisa artística sobre o imaginário do conflito conhecido como a Guerra do Paraguai. O projeto dá visibilidade a aspectos pouco conhecidos ou omitidos dos fatos históricos, englobando uma espécie de não dito da historiografia brasileira, já que, em outros países latino-americanos, há uma crítica efetiva sobre o posicionamento do Brasil no conflito”.

A pesquisa artística para a mostra teve início em 2015, originando o projeto de instalação. A proposta é “uma atualização do episódio a partir das imagens geradas sobre o conflito e que se relaciona com contextos políticos e socioeconômicos adjacentes”. O objetivo “é reatualizar um imaginário sobre a guerra, tecido a contrapelo do posicionamento político do estado brasileiro em relação às narrativas da guerra, em cuja historiografia predomina o ocultamento de seu papel na devastação do Paraguai. É de nosso interesse dar atenção ao poder simbólico da representação e trazer para o centro das reflexões certas figuras que emergem desse conflito, como descendentes de africanos escravizados, alistados compulsoriamente durante a guerra e crianças paraguaias obrigadas a participar de combates”.

 

SERVIÇO

Evento: Só à distância mostra-se os dentes

Data: Até 26 de outubro

Hora: 7h30 às 22h (segundas e sextas-feiras) | 8h às 12h (aos sábados)

Local: Biblioteca Universitária, Universidade FUMEC, rua Cobre 200 – bairro Cruzeiro

This entry was posted in Eventos and tagged , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*