FMC realiza encontro com Prêmio Nobel de Literatura

Data de publicação: 08/11/2012

Por PBH Notícias

O ativista político, escritor e dramaturgo nigeriano Wole Soyinka, primeiro africano laureado com o Prêmio Nobel de Literatura, é o convidado especial da Noite das Artes, evento realizado pela Fundação Municipal de Cultura e pelo Instituto de Arte e Cultura Yorùbá, no próximo dia 13 de novembro, às 18h30, no Teatro Marília. Na Conferência Magna em homenagem ao mês da Consciência Negra, o intelectual nigeriano discutirá a presença negra no mundo e, sobretudo, a participação brasileira no Festival Internacional de Arte Negra, que será realizado em 2013, na cidade de Lagos, Nigéria. No mesmo dia, às 20h30, Wole aproveita o encontro para lançar o seu mais recente livro “O Leão e a Joia”. Com entrada gratuita, o evento conta com o apoio do Centro de Negócios, Cultura e Cooperação Nigéria-Brasil, Belotur, Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de BH e Nandyala Livraria & Editora.

Sob a curadoria do próprio Soyinka, o Festival de Arte Negra (Lagos Black Heritage Festival) é um evento internacional, que promove a produção artística na África e em sua diáspora. A ideia é mostrar a expressão da criatividade negra nas várias linguagens artísticas, como pintura, fotografia, música, dança, teatro, design, cinema e literatura, entre outras áreas.

Nas últimas edições, a organização do FAN/Lagos buscou o mapeamento da presença negra pelo mundo, escolhendo um país da diáspora como convidado. Depois da Itália, em 2012, é a vez de o Brasil contribuir para a formação do Festival, com personalidades brasileiras que dialogam com as culturas africanas. Segundo Olúsegun Michael Akinruli, presidente do Instituto de Arte e Cultura Yorùbá (IACY) e do Centro de Negócios, Cultura e Cooperação Nigéria-Brasil, a Noite das Artes irá “articular e garantir a participação dos intelectuais, artistas e governo brasileiro no FAN/Lagos e, por outro lado, sensibilizar e divulgar o Festival, enfatizando as alianças entre Brasil e o Continente Africano.” Em 2011, foi assinado um acordo de cidades irmãs entre Belo Horizonte e Lagos, estreitando a relação e o intercâmbio nos setores cultural, econômico e político.

Saiba mais sobre Wole Soyinka

O escritor e dramaturgo foi o primeiro africano laureado com Prêmio Nobel de Literatura, em 1986. O intelectual nasceu em Abeokuta, no oeste da Nigéria, no ano de 1934. Iniciou a vida acadêmica na Universidade de Idaban, em 1954, e graduou-se em Literatura na Universidade de Leeds, na Inglaterra, em 1957. Em território inglês, lecionou no Royal Court Theatre, em Londres. Nos anos 1960, decidiu voltar para seu país e pesquisar a cultura e a literatura nigeriana.

Fortemente ligado à política, Wole foi preso durante a Guerra de Biafra (1967-1970), e passou por um período de exílio voluntário em Gana e na Europa. Até hoje, o escritor é figura chave na política do país. Ao longo da carreira, Soyinka produziu mais de 20 livros e peças teatrais, entre as quais destacam-se: Death and the King’s Horses (1975), The bestfication of Area Boy (1996), A Dance of the Forest (1960), The man died (1972) e The Lion and the jewel (1963), recentemente editada no Brasil.

Programação:

Dia 13

– 18h30: Cerimônia de Abertura

– 19h: Apresentação do Coral Agbará Vozes da África e Leitura dramática de trecho da peça “O Leão e a Joia”, sob direção de Adyr Assumpção

– 19h30: Conferência-Magna de Wole Soyinka sobre o tema: “O Festival de Artes Negras de Lagos/2013: as cores africanas no Brasil”

– 20h30: Lançamento do Livro “O Leão e a Joia”, de Wole Soyinka

Mais informações pelo site http://www.nigeriabrazil.org/

Fonte: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/noticia.do?evento=portlet&pAc=not&idConteudo=83437&pIdPlc=&app=salanoticias

This entry was posted in Eventos and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*