III Seminário de Competência em Informação

A Linha de Pesquisa “Gestão, Mediação e Uso da Informação” do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Unesp, Câmpus de Marília, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) realiza nos dias 02 e 03 de setembro (próxima terça e quarta) o III Seminário de Competência em Informação.

Considerando os esforços dos I e II Seminários que culminaram com as publicações oficiais da “Declaração de Maceió” e do “Manifesto de Florianópolis”, em um momento de reflexão e discussão de diretrizes e da implementação de ações estratégicas envolvendo a competência em informação no contexto brasileiro, destacamos que no III Seminário as ações servirão à integração dos especialistas interessados, compartilhando iniciativas e métodos de trabalho desenvolvidos no âmbito das bibliotecas e unidades de informação sob a ótica das redes de conhecimento colaborativo. Sendo assim, o tema central do III Seminário é “Competência em Informação e Redes de Conhecimento Colaborativo”.

O Evento conta com dois observadores internacionais: Prof. Dr. Alejandro Uribe Tirado (Escuela Interamericana de Bibliotecología, Universidad de Antioquia (Medellín, Colômbia) e Profa. Dra. Aurora Cuevas Cerveró (Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha). A programação do Evento contempla 5 (cinco) conferências de pesquisadores estrangeiros que possuem expertise sobre o tema: “Possibilidades de trabalho colaborativo entre programas de formação de competência em informação nas universidades da Ibero-América” – Prof. Dr. Alejandro Uribe-Tirado (Colombia); “Acesso à informação para a cidadania” – Profa. Dra. Aurora Cuevas-Cerveró (Espanha); “Redes semânticas de conhecimento: são necessárias as competências em informação?” – Prof. Dr. Miguel Ángel Marzal García-Quismondo (Espanha); “A importância da competência em informação para o desenvolvimento de políticas públicas de informação” – Profa. Dra. María Teresa Fernández-Bajón (Espanha); “Competências essenciais para atuar com a gestão da informação, gestão do conhecimento e inteligência organizacional” – Profa. Dra. Anays Más-Basnuevo (Cuba).

Há a apresentação de 34 (trinta e quatro) trabalhos orais e 8 (oito) apresentação de trabalhos no formato pôster.

O III Seminário de Competência em Informação objetiva consolidar a criação de espaço de reflexão, discussão e compartilhamento de experiências e práticas sobre a competência em informação e sua articulação com as redes de conhecimento colaborativo, desenvolvidas por pesquisadores e profissionais nas redes, sistemas, unidades ou serviços de informação e desenhar cenários e tendências nessa área em diferentes contextos.

Trata-se de evento que ocorre em sua terceira edição cuja contribuição é considerada altamente relevante para a área de Ciência da Informação no Brasil, uma vez que a temática envolvida – competência em informação – é ainda emergente no nosso contexto e necessita de criação de base teórica, o que se acredita ser possível com o intercâmbio entre os pesquisadores e profissionais que estarão participando e que possuam expertise nessa área, contribuindo com as lições aprendidas e que se acham focadas nas redes de conhecimento colaborativo.

Para acessar a programação completa do evento e obter outras informações, clique aqui.

This entry was posted in Eventos. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*