Inovações do campo da informação serão discutidas em seminário do 5º Encontro do Sistema de Bibliotecas da UFMG

Inovações do campo da informação serão discutidas em seminário

Programação inclui ciclo de formação de editores e mesa sobre memória e patrimônio

Novas estratégias para lidar com as inovações do campo informacional serão abordadas de 10 a 13 de setembro, no 5º Encontro do Sistema de Bibliotecas da UFMG: biblioteca e inovação e no 2º Ciclo de Formação de Editores. Destinado sobretudo aos bibliotecários e demais servidores do Sistema de Bibliotecas, o evento recebe inscrições pela internet

Os encontros serão iniciados com o workshop Uso e configuração do OJS 3.1, com instruções para o uso da mais recente versão do sistema eletrônico de editoração de revistas. Na manhã do segundo dia, o tema será as mudanças nos instrumentos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para avaliação dos cursos presenciais e a distância, com foco nos aspectos relacionados ao acervo das bibliotecas universitárias. 

Na tarde do dia 11, será aberto o 2º Ciclo de Formação de Editores, que contará com palestras sobre o Portal de Periódicos da UFMG e sobre as tendências para publicações científicas eletrônicas Qualis-Capes e com painel contendo proposta de novo organograma para o Portal de Periódicos.

Servidores do Sistema de Bibliotecas apresentarão suas produções acadêmicas – monografias, dissertações, teses e outros trabalhos – no dia 12. À tarde, a mesa-redonda Memória e patrimônio vai abrigar discussões sobre questões como a destruição de bibliotecas ao longo da história e registros de acervos bibliográficos no Programa Memória do Mundo, da Unesco. Também será proferida palestra sobre patrimônio bibliográfico, raridade e documento.

No último dia do evento, Fernando Modesto, da Universidade de São Paulo (USP), apresentará conceitos, inovações e perspectivas de um novo código de catalogação, o Resource Description & Access (RDA). 

Para a diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG, Kátia Lúcia Pacheco, o evento será “um momento propício para que a Universidade comece a discutir esse importante assunto, já que o RDA tem sido visto como uma possibilidade de aperfeiçoar o trabalho de catalogação realizado nas bibliotecas da UFMG”. Ela destaca que o Seminário vai oferecer a profissionais da informação novas estratégias para lidar com essa e outras inovações do campo informacional.

Para participar de todas as atividades do encontro, é necessário se inscrever em cada um dos módulos separadamente. Também é possível se matricular apenas nos módulos de interesse. Será emitido certificado de participação. O evento terá lugar no Auditório A 104 do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), com transmissão ao vivo no YouTube.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4611 e pelo e-mail dir@bu.ufmg.br.

Fonte: Universidade Federal de Minas Gerais

This entry was posted in Eventos. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*