Instituto Jones realiza exposições para homenagear os servidores

Instituto Jones realiza exposições para homenagear os servidores

Em comemoração ao Dia dos Servidores, celebrado em 28 de outubro, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) realizará duas exposições em sua biblioteca. A primeira delas começa nesta quarta-feira (29), às 16 horas, com a exposição “Verticais e Geométricos”, de um servidor do próprio instituto, Lastênio Scopel.

A exposição fica em cartaz até 17 de novembro. O artista realiza sua sétima exposição individual, na qual mostra, além da nova fase, alguns trabalhos da série geométricos e dois retratos. São caminhos propostos, frutos de sua investigação em pinturas abstratas.

Após o encerramento de “Verticais e Geométricos”, a arte continua presente no instituto, com a exposição “Arte Naïf Capixaba de Ângela Gomes”, que começa no dia 20 de novembro e segue até 12 de dezembro. A mostra reúne obras de diversos tamanhos, que retratam paisagens regionais e cenas que expressam a arte e a tradição popular. Ângela Gomes é a maior referência da arte Naïf no Espírito Santo. Seu trabalho é destaque em todo o mundo.

“Além da função técnica institucional inerente ao Instituto Jones, o órgão público deve promover o acesso dos servidores a eventos culturais, pois, como sabemos, a atividade cultural proporciona uma sociedade mais justa, feliz e promove o bem-estar. Vamos começar com a exposição de um servidor como forma de valorização e prestígio a quem se dedica diariamente ao bom andamento do serviço público”, explica a diretora administrativa e financeira do IJSN, Sandra Sarmento Aragão.

As exposições são abertas ao público, gratuitas e fazem parte do projeto Biblioteca Viva, uma ação que tem como objetivo principal a dinamização da biblioteca do IJSN e sua participação efetiva nas atividades da instituição, buscando oferecer um ambiente acolhedor, com informações atualizadas e equipamentos modernos, atraindo assim um maior número de leitores e pesquisadores.

Paralelo à rotina da biblioteca, o projeto oferece novas propostas de serviços, tais como um momento de descanso com televisão para o horário de almoço dos servidores, exposições, lançamentos de livros e as novidades que incorporam o acervo mensalmente.

A biblioteca já foi palco do lançamento do livro “Agudas e Crônicas” do escritor Jace Theodoro; da “Mostra de Cenas Minuto: o que você faria em 1 minuto?” com ex-alunos da escola de dança Fafi; exposição de esculturas em arames do artista plástico Flávio Pimentel; teatro de fantoches com a professora Dulcimar Pereira; exposição de pintura “Navio Negreiro” do artista plástico Cacá Miled; exposição de gravuras “Peroás” do artista plástico Dimitris Moreno; além de uma campanha de incentivo à leitura e de arrecadação de produtos de higiene pessoal que foram doados ao Asilo dos Velhos de Vitória.

Sobre os expositores

Lastênio Scopel é natural de João Neiva, formado em 1980 no curso de Desenho e Plástica da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Sua principal atividade é o designer gráfico, em que desenvolve produção gráfica através da criação de projetos em comunicação visual, logomarcas, editoração e ilustrações para folders, revistas e livros. Na literatura infantil já ilustrou e editorou diversas obras.

A artista Ângela Gomes nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, em 1953, e expõem suas obras de arte Naïf desde 1979. Algumas de suas exposições internacionais aconteceram em cidades de Portugal, Estados Unidos, Peru, Bolívia, Bélgica, Espanha e outros países.

Informações

Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis
(27) 3636-8066 / 99998-9003
comunicacao@ijsn.es.gov.br

This entry was posted in Eventos. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*