Juiz de Fora recebe etapa regional do Fórum do Livro

Participantes vão avaliar propostas do governo e apresentar contribuições para Plano Estadual de Fomento à Leitura

O encontro em Juiz de Fora será nesta terça (5), no Centro Universitário Estácio, às 9 horas (Foto: Arquivo ALMG/Ricardo Barbosa)

O encontro em Juiz de Fora será nesta terça (5), no Centro Universitário Estácio, às 9 horas (Foto: Arquivo ALMG/Ricardo Barbosa)

A cidade de Juiz de Fora (Zona da Mata) será a segunda a receber a etapa de regionalização do Fórum Técnico Semeando Letras – Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, realizado em parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e as Secretarias de Estado de Cultura e de Educação.

O encontro será no dia 5 de setembro, no Centro Universitário Estácio – Campus Rio Branco (Avenida Presidente João Goulart, 600, Bairro Cruzeiro do Sul), das 9 às 18 horas. As inscrições podem ser feitas até a meia-noite do dia 3, pelo Portal da Assembleia, ou no local do evento.

Os encontros regionais antecedem a etapa final do fórum, a ser realizada em Belo Horizonte, de 22 a 24 de novembro. O objetivo é coletar sugestões da sociedade civil para elaboração do Plano Estadual do Livro, que vai estabelecer as metas e diretrizes para a área, para os próximos dez anos, a fim de incentivar a leitura e democratizar o acesso às bibliotecas.

As discussões são orientadas por um documento de referência sistematizado pela Assembleia e pela comissão executiva do fórum. Os participantes podem, no entanto, apresentar novas propostas.

Durante o encontro, serão formados quatro grupos de trabalho para debater os seguintes temas: democratização do acesso; fomento à leitura e à formação de mediadores; valorização institucional da leitura e de seu valor simbólico; e desenvolvimento da economia do livro.

Cada grupo deverá priorizar três das novas propostas aprovadas. As sugestões serão avaliadas na etapa final e, se aprovadas, vão constar do documento final. No encontro regional de 5/9/17, também serão eleitas até 16 pessoas das regiões da Mata, Caparaó e Vertentes, entre representantes do poder público e da sociedade civil, que atuarão como representantes na última plenária, na Capital.

Outras cinco cidades também vão receber os encontros regionais: Montes Claros (Norte de Minas), 12/9; Governador Valadares (Vale do Rio Doce), 19/9; Belo Horizonte, 21/9; Uberlândia (Triângulo Mineiro), 26/9; e Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), 3/10.

Além da interiorização, haverá uma consulta pública on-line para coletar as sugestões da população. O link ficará disponível de 18 de setembro a 13 de outubro.

>> Consulte a programação completa do encontro regional de Juiz de Fora

Fonte: ALMG

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*