Livro fotográfico retrata histórias e personagens da Colônia de Itanhenga

O resultado de uma pesquisa feita em dois anos pelo artista Gui Castor foi transformado no livro Colônia, que traz fotografias e histórias da colônia de portadores de hanseníase de Itanhenga, em Cariacica. O lançamento será realizado nesta segunda-feira (29) na Galeria Homero Massena.

O livro integra parte da exposição Daqui começo o mundo, em cartaz na galeria, e foi contemplado no Edital de Artes Visuais, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Na ocasião, o autor do livro e seu editor e curador, Júlio Martins, vão bater um papo com o público e falar sobre o assunto. Cada exemplar será vendido no dia por R$ 30.

Desde 2014, Gui Castor elabora em suas fotografias as relações que buscou estabelecer com as pessoas e suas histórias naquele lugar. A Colônia de Itanhenga foi criada nos anos 1940, no interior do Espírito Santo, com o intuito de receber, sob regime compulsório, portadores de hanseníase.

O ensaio fotográfico de Gui Castor revela aspectos de uma realidade anacrônica, cuja história de segregação encontra sobrevivências nos dias de hoje. Pela proximidade evidente nas cenas domésticas, retratos e na intimidade dos quartos, Gui Castor se afeiçoa aos moradores e rotinas do lugar, se inserindo diretamente nas condições de vida na Colônia.

Serviço

O livro Colônia será lançado nesta segunda-feira (29), às 19h, Galeria Homero Massena. Rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória. Haverá palestra com o autor Gui Castor e o editor Júlio Martins. Os livros serão vendidos a R$ 30. A exposição Daqui começo o mundo, com fotografias, vídeos e livros do artista Gui Castor permanece em cartaz até 24 de junho. Visitas de segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábado, das 13h às 18h.

Fonte: Século Diário

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*