Minicurso Organização e Gestão de Acervo Bibliográfico Pessoal: o uso da ferramenta Mendeley Desktop

Ministrante: Marcos Eduardo de Sousa
Público alvo: pesquisadores, alunos de pós-graduação, estudantes de iniciação científica e demais interessados em pesquisa (somente serão realizadas as inscrições de alunos a partir do 3º período da graduação, no caso de não se enquadrar nesse grupo, os motivos para que sejam abertas exceções devem ser apresentados ao ministrante com antecedência pelo e-mail marcos@sisbin.ufop.br).

Temática da apresentação: Apresentação de um software que realiza a gestão de acervos bibliográficos pessoais (software esse que inclusive é multi-sistema, ou seja, pode utilizar a mesma base de dados em mais de um equipamento – notebook, netbook, tablet, etc.), assim como o uso da ferramenta no trabalho da escrita acadêmica.

Resumo: Será apresentada uma alternativa para organização e gestão de acervos bibliográficos pessoais (tanto físicos quanto digitais) e as anotações de pesquisas referentes a esse acervo, através do uso da ferramenta Mendeley Desktop. Entre as características desse software, temos a possibilidade, no caso do acervo digital de extensão ‘pdf’, do acesso pelo próprio programa ao texto digital, a possibilidade de realização de marcações e adição de comentários, nesse arquivo, sem comprometer o arquivo original (apesar de também ser possível a geração de um arquivo com as marcações e comentários). Temos também, a organização dos itens bibliográficos por ‘marcadores’ (o software utiliza o termo ‘tags’), de modo a possibilitar uma maior organização dos documentos, já que uma organização que se baseie somente no ‘arquivamento’ em pastas, se mostra muito rígida e pouco apropriada às particularidades das áreas e disciplinas das Humanidades. Além disso, esse software é possibilita a integração entre ele e os editores de textos (MS Word e OpenOffice), de modo a tornar possível a inserção e gestão dos elementos bibliográficos utilizados na produção de um trabalho acadêmico.

Vagas: até 30 pessoas.

Inscrições: As inscrições deverão ser feitas na Biblioteca do ICHS, somente com Marcos Eduardo, Thiago e Paloma, nos horários abaixo:

Data: 30 de janeiro de 2013 – 14 horas

Duração: 3 horas.

Certificação: Haverá emissão de certificado aos participantes.

Esse software visa facilitar, automatizando, todo o processo de gestão bibliográfica de produção de trabalhos acadêmicos. Assim, ao meu ver (Marcos Eduardo), não é interessante que estudantes que sequer saibam como ‘montar’ referências bibliográficas já se utilizem dessa ferramenta, pois, em alguns casos, faz-se necessário realizar pequenas correções na forma como o software ‘monta’ a referência e esses estudantes, por não deterem esse conhecimento, acabariam por utilizar formas erradas atribuindo a culpa, por fim, ao software, enquanto que é responsabilidade dele próprio a organização desse material, sendo o programa um auxiliar e não um substituto para essa atribuição do autor.

Local: Sala 22 – Prédio REUNI

Biblioteca Alphonsus de Guimaraens
Rua do Seminário, s/n,
CEP: 35420-000 Mariana – MG
E-mail: bibichs@sisbin.ufop.br
Telefone: (031)3557-9414/9415

>> Mais informações

This entry was posted in Eventos and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*