Montes Claros realizou III Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas

A Biblioteca Universitária do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG) sediou, na última sexta-feira (24 de março), o III Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas. A importância e a valorização do bibliotecário foram os temas centrais das discussões durante a abertura do encontro.

Mesa de abertura do III Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas (fOTO: Jorge Alves/CEDECOM/ICA/UFMG)

Mesa de abertura do III Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas (Foto: Jorge Alves/CEDECOM/ICA/UFMG)

“Quando crescer, quero ser bibliotecário”. Já ouviram alguma criança falar isso? Afinal, o que é ser bibliotecário? Em pleno século XXI, o Brasil possui apenas 39 escolas de formação acadêmica em Biblioteconomia”, instigou o coordenador do encontro, o bibliotecário Josiel Santos, em seu discurso de abertura.

Marina Nogueira, bibliotecária da UFMG, compõe a mesa do III Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas

Marina Nogueira, bibliotecária da UFMG, compõe a mesa do III Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas (Foto: Jorge Alves/CEDECOM/ICA/UFMG)

“O papel socioeducativo tanto no espaço biblioteca como na profissão bibliotecário é dinâmico, uma vez que a biblioteca é um espaço de socialização, não só no processo de adquirir informação, mas na forma de unir os saberes cientifico e tradicional. A biblioteca é um espaço de desenvolvimento, de tratamento das informações, que vão fomentar o processo de desenvolvimento econômico-social de uma nação. Temos que enxergar o bibliotecário como um profissional de acolhimento multicultural”, afirmou o vice-diretor do ICA, o professor Helder dos Anjos Augusto.

Os organizadores do III Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas, com Anália Gandini, vice-diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG

Os organizadores do III Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas, com Anália Gandini, vice-diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG (Foto: Jorge Alves/CEDECOM/ICA/UFMG)

O “Caderno de Ciências Agrárias”, periódico do ICA publicado desde 2009, foi um dos estudos de caso apresentados no encontro. A publicação trimestral tem como meta dez artigos por edição. Desses, apenas três podem ser de autores da UFMG, como forma de garantir a pluralidade do periódico. “A presença de um bibliotecário foi essencial para o surgimento e manutenção do Caderno de Ciências Agrárias. Desde a criação das normas de publicação do Caderno até a revisão da bibliografia usada pelo autor, o bibliotecário está presente”, explicou a professora do ICA e editora-chefe professora Anna Christina Almeida.

Kátia Pacheco representou o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) no III Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas

Kátia Pacheco representou o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) no III Encontro de Bibliotecários do Norte de Minas (Foto: Jorge Alves/CEDECOM/ICA/UFMG)

A programação contou com cinco palestras, espaço para perguntas e sorteio de brindes. O evento, realizado pela Biblioteca Universitária Comunitária em Ciências Agrárias, reuniu dezenas de participantes. Kátia Pacheco representou o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) no evento.

>> Veja todas as fotos do evento aqui

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Um Comentário

  1. Gracirlei
    Posted 30 de março de 2017 at 20:05 | Permalink

    Que bacana! O evento do ICA contou com representante do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB). E quem foi representado o CRM-6?.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*