Montes Claros recebe II Cine Sertão

II Cine Sertão

No ano em que se comemoram os 150 anos de nascimento do grande escritor Euclides da Cunha, a Biblioteca Universitária Comunitária do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG) promoverá, nos dias 15 e 16 de agosto, a II Mostra de Cinema “Cine Sertão”. O evento objetiva possibilitar à população de Montes Claros acesso à cinematografia, visando à formação sociocultural, política e inclusiva no âmbito cotidiano da universidade, bem como divulgar a importância do escritor Euclides da Cunha enquanto representante do pré-modernismo na literatura brasileira.

No dia 15, além da exibição do documentário “100 Anos Sem Euclides”, a Mostra também contará com a palestra “Euclides da Cunha e a Literatura da História do Homem-Sertão”, ministrada pela Professora Eva Cunegundes, que discorrerá sobre a trajetória do autor no transcurso político do final do século XIX, onde o autor registrou em palavras literárias, o drama e a história de sangue do homem sertanejo ante a desilusão republicana. No dia 16, a Mostra exibirá o filme “Guerra de Canudos”, inspirado na sua obra mais famosa: “Os Sertões”.

Para o coordenador da Mostra, o bibliotecário Josiel Santos (CRB-6/2577), o evento é uma oportunidade para conhecer melhor a obra e a importância desse escritor para a literatura brasileira, uma vez que Euclides da Cunha representa um corte na cultura urbana, tradicionalmente repetidora dos modelos europeus. “A obra de Euclides da Cunha – e, em especial, ‘Os Sertões’ – tem uma importância histórica da mesma profundidade da obra de Machado de Assis. Enquanto este denunciava a falta de autenticidade dos grupos dominantes do litoral, Euclides descia por um interior desconhecido, transformando o espanto da descoberta das mazelas do sertão num “grito de aviso à consciência nacional”, ressalta Josiel.

Durante todo o mês de agosto, também ocorrerá a “Exposição Bibliográfica Euclides da Cunha: 150 Anos de Nascimento – Acervo do Sertão”. A exposição é inspirada na obras literárias do autor. A abertura ocorrerá no dia 1º de agosto, onde as principais obras de Euclides da Cunha estarão expostas na Biblioteca do ICA.

O evento é gratuito e aberto a toda comunidade acadêmica, bem como a toda a população de Montes Claros e região. Ao final, serão enviados certificados de participação.

Para mais informações, entre em contato no e-mail: bibliotecadoica@gmail.com ou nos telefones: (38)2101-7725/2101-7726.

PROGRAMAÇÃO

Dia 1º a 31/08

7 às 22h: a Exposição “150 Anos de Nascimento de Euclides da Cunha – Acervo do Sertão”

Dia 15/08
8h30: Documentário: “100 Anos Sem Euclides”
9h30: Palestra: “Euclides da Cunha e a Literatura da História do Homem-Sertão” – Professora Eva Cunegundes

Dia 16/08
8h: Filme: “Guerra de Canudos”
10h55: Visita a Exposição: “150 Anos de Nascimento de Euclides da Cunha – Acervo do Sertão”

Local das sessões: Auditório – Bloco C e Biblioteca do ICA/UFMG

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*