Montes Claros recebe II Cine Sertão

Montes Claros recebe II Cine Sertão

II Cine Sertão

No ano em que se comemoram os 150 anos de nascimento do grande escritor Euclides da Cunha, a Biblioteca Universitária Comunitária do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG) promoverá, nos dias 15 e 16 de agosto, a II Mostra de Cinema “Cine Sertão”. O evento objetiva possibilitar à população de Montes Claros acesso à cinematografia, visando à formação sociocultural, política e inclusiva no âmbito cotidiano da universidade, bem como divulgar a importância do escritor Euclides da Cunha enquanto representante do pré-modernismo na literatura brasileira.

No dia 15, além da exibição do documentário “100 Anos Sem Euclides”, a Mostra também contará com a palestra “Euclides da Cunha e a Literatura da História do Homem-Sertão”, ministrada pela Professora Eva Cunegundes, que discorrerá sobre a trajetória do autor no transcurso político do final do século XIX, onde o autor registrou em palavras literárias, o drama e a história de sangue do homem sertanejo ante a desilusão republicana. No dia 16, a Mostra exibirá o filme “Guerra de Canudos”, inspirado na sua obra mais famosa: “Os Sertões”.

Para o coordenador da Mostra, o bibliotecário Josiel Santos (CRB-6/2577), o evento é uma oportunidade para conhecer melhor a obra e a importância desse escritor para a literatura brasileira, uma vez que Euclides da Cunha representa um corte na cultura urbana, tradicionalmente repetidora dos modelos europeus. “A obra de Euclides da Cunha – e, em especial, ‘Os Sertões’ – tem uma importância histórica da mesma profundidade da obra de Machado de Assis. Enquanto este denunciava a falta de autenticidade dos grupos dominantes do litoral, Euclides descia por um interior desconhecido, transformando o espanto da descoberta das mazelas do sertão num “grito de aviso à consciência nacional”, ressalta Josiel.

Durante todo o mês de agosto, também ocorrerá a “Exposição Bibliográfica Euclides da Cunha: 150 Anos de Nascimento – Acervo do Sertão”. A exposição é inspirada na obras literárias do autor. A abertura ocorrerá no dia 1º de agosto, onde as principais obras de Euclides da Cunha estarão expostas na Biblioteca do ICA.

O evento é gratuito e aberto a toda comunidade acadêmica, bem como a toda a população de Montes Claros e região. Ao final, serão enviados certificados de participação.

Para mais informações, entre em contato no e-mail: bibliotecadoica@gmail.com ou nos telefones: (38)2101-7725/2101-7726.

PROGRAMAÇÃO

Dia 1º a 31/08

7 às 22h: a Exposição “150 Anos de Nascimento de Euclides da Cunha – Acervo do Sertão”

Dia 15/08
8h30: Documentário: “100 Anos Sem Euclides”
9h30: Palestra: “Euclides da Cunha e a Literatura da História do Homem-Sertão” – Professora Eva Cunegundes

Dia 16/08
8h: Filme: “Guerra de Canudos”
10h55: Visita a Exposição: “150 Anos de Nascimento de Euclides da Cunha – Acervo do Sertão”

Local das sessões: Auditório – Bloco C e Biblioteca do ICA/UFMG

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*