Obras literárias que resgatam a história de Vitória serão lançadas na Biblioteca

Um olhar sobre a história e a cidade de Vitória por meio da literatura. Essa é a proposta das coleções “Escritos de Vitória” e “José Costa”, que terão suas novas edições lançadas nesta terça-feira (14), às 19 horas, na sede da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, no Casarão Cerqueira Lima, na Cidade Alta, com distribuição gratuita.

Coleção "Escritos de Vitória", que aborda aspectos cotidianos do município, tem como tema as praias da capital (Foto: Divulgação)

Coleção “Escritos de Vitória”, que aborda aspectos cotidianos do município, tem como tema as praias da capital (Foto: Divulgação)

O 31º volume de “Escritos de Vitória”, que aborda aspectos cotidianos do município, tem como tema as praias da capital. “O livro reúne textos com diversas modalidades literárias que retratam as nossas praias em forma de contos, crônicas, ensaios e poemas”, explicou a coordenadora da Biblioteca Municipal, Elizete Caser.

A seleção dos escritores é feita por meio de convite público, com textos tanto de autores consagrados quanto de iniciantes. “Fazemos o convite pelas redes sociais e pela imprensa aos que desejarem participar. Todos os textos que vierem dentro do tema são publicados”, disse o presidente da Academia Espírito-Santense de Letras, Francisco Aurélio Ribeiro.

José Costa

Dentro da Coleção “José Costa”, voltada para textos inéditos e re-edições sobre a história do Espírito Santo, será lançada a re-edição da obra “Lendas Capixabas”, de Maria Stela de Novaes, publicada em 1968.

Para Francisco Aurélio, a nova edição dessas obras é uma oportunidade das novas gerações conhecerem tanto esses textos quanto seus autores. “São obras históricas, desconhecidas do leitor contemporâneo, e que precisam ser re-editadas pela importância que têm para a cultura capixaba”.

História da literatura capixaba

Já Elizete Caser acredita que os lançamentos são uma oportunidade para que os leitores possam conhecer a história da literatura produzida no Estado. “O objetivo das publicações é estimular o interesse pela produção literária capixaba, as pesquisas e leituras regionais”.

"Lendas Capixabas", de Maria Stela de Novaes, foi uma obra publicada em 1968 (Foto: Divulgação)

“Lendas Capixabas”, de Maria Stela de Novaes, foi uma obra publicada em 1968 (Foto: Divulgação)

Apresentação

O evento contará com a apresentação do Quarteto de Cordas da Escola de Teatro, Dança e Música Fafi. Os lançamentos das coleções são uma parceria entre a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), e a Academia Espírito-Santense de Letras.

Serviço
Lançamento das Coleções Escritos de Vitória e José Costa
Quando: 14 de novembro, terça-feira, às 19 horas
Onde: sede da Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim – Casarão Cerqueira Lima – rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro
Aberto ao público

Fonte: Prefeitura de Vitória | Leo Vais

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*