Primavera Literária reúne editoras independentes com programação gratuita em Belo Horizonte

primavera-literaria

Além da feira onde os leitores terão desconto de até 50% sobre o preço dos livros, a Primavera Literária oferece seminários, palco de contação de histórias e agrega programação do Circuito das Letras, no Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

Apostando na bibliodiversidade, uma das maiores e mais bem sucedidas iniciativas em favor do livro e da leitura do país, a Primavera Literária reúne 58 editoras independentes em sua segunda edição em Belo Horizonte. Com programação inteiramente gratuita, promove, além da feira de livros, seminário voltado para educadores e um palco de contação de histórias, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, de 05 a 09 de outubro, das 9h às 21h.

Entre os objetivos da feira estão o acesso do leitor à publicações diversificadas e o fortalecimento das empresas editoriais independentes. A Primavera Literária é uma ação de fomento à bibliodiversidade e parte do princípio que o livro, como bem cultural, faz parte de uma economia específica e não deve ser submetido exclusivamente às leis do mercado.

Com desconto de até 50% sobre o preço de capa e títulos pouco encontrados nas grandes redes de livrarias, os leitores terão acesso à publicações de editoras de diversas linhas editoriais. Há editoras cujos títulos são referência, em todo o país, em áreas como educação, cultura popular, cultura afro-brasileira, história do Brasil, sociologia, literatura adulta e infantil, crítica literária, etc.

O projeto é realizado anualmente, desde 2000, no Rio de Janeiro pela LIBRE – Liga Brasileira de Editoras, maior associação de editores independentes do mundo, com 132 afiliados. Patrocinado pelo BNDES, pelo segundo ano o evento acontece em formato de circuito ao incluir as cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Salvador.

Neste ano, a Primavera Literária tem parceria com o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, gerido pelo Iepha-MG, que promoverá no mesmo período o Circuito das Letras, com programação, em todos os espaços que integram o conjunto cultural, pensada a partir do conceito de literatura expandida, que conecta diferentes atividades ao livro, à literatura e à leitura.

Entre as editoras participantes, encontram-se alguns dos melhores selos editoriais do país. Premiadas, como Alameda, Pallas e Pallas Mini, vencedoras do último prêmio Jabuti e a infantil Jujuba, vencedora do Jabuti 2014 . Há também as especializadas, como a mineira Mazza Edições, que está há mais de 30 anos no mercado e é dirigida à cultura afro-brasileira. Destaca-se ainda a Metanóia, com publicações voltadas para a diversidade sexual e a inclusão social e editoras voltadas para publicações de arte como Cobogó, Pinakotheke e C/Arte. As mineiras Aletria, Autêntica, Miguilim, Fino Traço, Relicário e Uniduni são outros destaques da Primavera Literária.

Há ainda: Aleph, Apicuri, Armazém da Cultura, Artes & Ofícios, Azougue, Babilonia Cultura Editorial, Bambolê, Boitempo, Carochinha, Claridade, Cobogó, Contraponto, Cuca Fresca, DCL, Duna Dueto, Draco, Editora 34, Estação Liberdade, Évora, Giz, Gryphus, Jaguatirica, Livro Falante, Mar de Ideias, Memória Visual, Mourthé, Musa, Nova Alexandria, Odysseus, Oficina Raquel, Panda, Piraporiando, Quatro Cantos, Revan, Roça Nova, Saraiva, Solisluna, Sundermann, Uniduni, Vermelho Marinho, Viajante do Tempo, Vieira & Lent e autores mineiros independentes.

Serviço

Primavera Literária – Feira de livros
Data: 05 a 09 de outubro de 2016
Horário: das 9h às 21h
Local: Conjunto Cultural Praça da Liberdade
Entrada Gratuita
Informações:
Assessoria de imprensa: 31 97503-7468

>> Acesse a programação completa

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*