Qualificação em biblioteconomia e literatura

Confira os principais eventos dessas áreas já programados para ocorrer ao longo de 2016

NOTA 3

Para incentivar a participação dos bibliotecários mineiros e capixabas em eventos pelo Brasil, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) preparou uma lista dos que acontecerão pelo país. Por isso, prepare-se antecipadamente, se programe e compareça!

Praxis promove palestra sobre práticas literárias

No dia 23 de abril, acontece no Auditório Praxis (Rua da Bahia, 1033, no centro de Belo Horizonte), a palestra “Prática de atividades lúdico literárias”. O evento é dedicado a professores, bibliotecários e instrutores. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site https://credencial.imasters.com.br/-pratica.

Mundo da Literatura invade Poços de Caldas (MG)

A 11ª Feira Nacional do Livro e o Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços 2016) acontece entre os dias 30 de abril e 08 de maio. Nessa edição, o evento promove o encontro do público com a Literatura por meio de expressões artísticas.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, o Festival lança o Concurso Estudantil “De Camões a Machado de Assis: Uma viagem pela Literatura Clássica”. O concurso convida as crianças e adolescentes a se aventurar pelo mundo dos clássicos do cinema, da filosofia e da política.

Além disso, a Flipoços oferece a professores, mediadores de leitura, bibliotecários e educadores sociais o LAB Rede de Leitores, uma formação de práticas pedagógicas a partir das ferramentas e ambientes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email coordenacao@gsceventos.com.br, na Biblioteca Centenário (Espaço Cultural da Urca) ou pelo Facebook (http://www.facebook.com/feira.flipocos). Os encontros serão realizados nos dias 7 e 8 de maio, das 9 às 12h, no espaço Biblioarte Digital dentro da Biblioteca Centenário – Urca.

Information Show 2016 em Brasília (DF)

Gerenciamento de Informações na era do Digital Business é tema da 6ª edição do Information Show 2016, congresso que acontece em 12 de maio, na Confederação dos Trabalhadores do Comércio, em Brasília. Palestras e cases sobre como a transformação digital vem impactando os processos em instituições e governos são destinados aos profissionais das áreas de gestão de informação, bibliotecários e arquivistas. O evento promove, também, o workshop “Projeto de Gerenciamento de Documentos do Papel do ECM”, em 11 de maio. Confira mais sobre o congresso aqui.

Mostra Arthur Bosmans na UFMG em Belo Horizonte (MG)

A Biblioteca Central da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) exibe, até o dia 27 de abril, a mostra sobre o maestro e compositor belga Arthur Bosmans. Intitulada “Arthur Bosmans – Percursos de vida de um artista”, a exposição apresenta os objetos pessoais e as obras do acervo de Jaak Bosmans, filho do artista. A biblioteca funciona de terça a domingo, das 7h30 às 22h, e a entrada é gratuita. Conheça mais detalhes sobre a mostra aqui.

Bett Brasil Educar 2016 em São Paulo (SP)

A qualidade da educação e sua relação com a melhoria da vida e da prática social é o tema da Bett Brasil Educar 2016. O congresso, que será promovido entre 18 e 21 de maio, propõe uma abordagem aprofundada sobre educação, cidadania cultural e política. O local será o São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, localizado na Rodovia dos Imigrantes, na capital paulista. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.easyeventos.com.br/easyweb/CongressoWeb/Autenticacao/Clt_SelecionarCredenciamento.aspx, nas opções individual ou grupo.

18º Salão Nacional do Livro para Crianças e Jovens no Rio de Janeiro (RJ)

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) promove o 18º Salão do Livro para Crianças e Jovens, entre 08 e 19 de junho, em sua sede no Rio de Janeiro (RJ). A instituição é a seção brasileira do International Board on Books for Young People (IBBY), e constitui-se como uma organização técnico-educacional e cultural de incentivo à leitura entre crianças e adolescentes. Conheça mais sobre o evento aqui.

Flip em Paraty (RJ)

Mais uma vez, a histórica cidade caiçara recebe a 14ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Sua 14ª edição será de 29 de junho a 03 de julho e homenageia a autora Ana Cristina Cesar, expoente da geração da poesia marginal. O evento, sediado na Casa Azul, terá a presença da bielorrussa Svetlana Aleksiévitch, ganhadora do Nobel de Literatura em 2015.

Virada Cultural em Belo Horizonte (MG)

Consolidada como tradição na capital mineira, a 4ª Virada Cultural de Belo Horizonte, criada pela Fundação Municipal de Cultura, trará um programação diversificada, entre 9 e 10 de julho. As inscrições para artistas locais se apresentarem no evento podem ser feitas até o dia 3 de abril no site www.viradaculturalbh.com.br. Como na edição anterior o evento acontece em vários locais da cidade.

Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEARQ)

Promovido por universitários da área, o Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia propõe o intercâmbio científico-cultural entre discentes, profissionais e docentes de todo país. Em sua vigésima edição, o evento, que acontece entre os dias 10 e 16 de julho, aborda o tema “Arquivologia sem Fronteiras: interfaces do campo”.

Seminário em Ciência da Informação em Londrina (PR)

Entre os dias 3 e 5 de agosto acontece o VI Seminário em Ciência da Informação, do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (CIN / UEL), no Paraná. O evento é bienal e tem como objetivo apresentar e discutir pesquisas científicas em Ciência da Informação com pesquisadores, profissionais e estudantes da área.

Festa da Literatura invade Divinópolis

A Festa Literária de Divinópolis (FLID) acontece nos dias 18, 19, 20 e 21 de agosto.

Bienal do Livro em São Paulo (SP)

O universo do “tudojunto&misturado” pauta a 24ª Bienal Internacional do Livro da capital paulista, que acontecerá de 26 de agosto a 4 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. O evento mescla literatura com diversão, negócios, gastronomia e cultura com uma programação diversificada. Conheça mais sobre a bienal aqui.

Encontro da Ciência da Informação do Mercosul em Belo Horizonte (MG)

“A Biblioteconomia em diálogo com a Arquivologia e a Museologia” é o tema do XI Encuentro de Directores y X de Docentes de Escuelas de Bibliotecología y Ciencia de la Información del MERCOSUR. O evento acontece entre os dias 18 e 20 de setembro, na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG). As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril pelo email: mercosur2016@eci.ufmg.br. Para saber mais informações, clique aqui.

Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias será em Manaus (AM)

A biblioteca universitária como agente de sustentabilidade institucional. Este é o tema da 19ª edição do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. O intuito é promover uma discussão sobre a sustentabilidade das organizações que atuam na área da educação, como as bibliotecas universitárias. O evento acontece entre 15 e 21 de outubro, na capital amazonense. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de outubro. Descontos especiais para bibliotecários até 15 de junho.

VII Congresso Nacional de Arquivologia (CNA) em Fortaleza (CE)

A capital cearense será sede do maior evento da Arquivologia no Brasil: o VII Congresso Nacional de Arquivologia (CNA), entre os dias 17 e 21 de outubro. Sob o tema “Arquivologia: da Interdisciplinaridade à Interoperabilidade”, o encontro é promovido pelo Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil (FNArq) e tem como objetivo construir a integração profissional, incentivando e qualificando a pesquisa científica no país. Saiba mais sobre o evento aqui.

This entry was posted in Eventos and tagged , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*