Reabertura da exposição do acervo pessoal do naturalista Alípio de Miranda Ribeiro na UFMG

Alípio de Miranda Ribeiro

A produção intelectual (livros e artigos científicos) e os objetos pessoais do naturalista Alípio de Miranda Ribeiro, doados pela família do pesquisador para a UFMG, poderão ser novamente conferidos em exposição na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Universitária da UFMG (Dicolesp), no quarto andar da Biblioteca Central. A mostra ficará aberta à visitação do dia 31 de agosto ao dia 23 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Interessado por História Natural desde jovem, Alípio de Miranda Ribeiro (1874-1939), ainda na adolescência, traduziu para o português a obra do naturalista, matemático e escritor francês, conde de Buffon. Ao longo da carreira profissional, produziu mais de 150 obras sobre vertebrados e invertebrados da fauna brasileira. Trabalhou no Museu Nacional, como naturalista auxiliar e, posteriormente, professor e chefe da Divisão de Zoologia. Nesse período, recebeu visitantes ilustres no Museu, como o físico Albert Einstein.

Participou da primeira expedição da Comissão Rondon (1908-1910), que tinha como objetivo integrar as regiões pouco exploradas do Brasil, como a região amazônica, às áreas desenvolvidas, para solucionar problemas de transportes e comunicações. Durante a expedição, realizou coleta de material zoológico e escreveu valiosas observações sobre o que encontrou.

Miranda Ribeiro foi também o fundador da Inspetoria de Pesca, em 1911, onde foi criada uma biblioteca especializada, um museu sobre a pesca e o navio oceanográfico “José Bonifácio”, além de terem sido oferecidas seções técnicas de pesquisa.

Fonte: UFMG

This entry was posted in Eventos and tagged , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*