Secretaria de Estado de Cultura realiza o 5º Encontro Estadual de Museus de Minas Gerais

Data de publicação: 09/11/2013

Por Governo de Minas – Cultura

Inscrições ficam abertas até o dia 23 de novembro

A Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Superintendência de Museus e Artes Visuais – SUMAV, realiza o 5°Encontro Estadual de Museus de Minas Gerais, que contará com a participação de MARIA IGNEZ MANDOVANI FRANCO, diretora da Expomus – Exposições, Museus, Projeto Culturais, e CRISTINA BRUNO, Professora Titular em Museologia, do Museu de Arquivologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, além de outros especialistas do setor.

Com o tema “Plano Museológico”, o evento tem como objetivo apresentar e discutir a importância dessa ferramenta de planejamento para impulsionar a Gestão de Museus e integrar as áreas de funcionamento, tanto no processo de requalificação, quanto no processo de implantação de um museu.

HISTÓRICO – Minas Gerais conta hoje com mais de 320 museus e, a exemplo de outros estados brasileiros, vem trabalhando sistematicamente para consolidar o ‘Sistema Estadual de Museus’. A principal iniciativa nesse sentido é a realização dos ‘Encontros de Museus de Minas Gerais’.

O 1º Encontro, realizado em 2005, teve como principal proposta a criação do ‘Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais’. No 2° e 3º Encontros, realizados em 2008 e 2009, respectivamente, as discussões foram orientadas pela análise da minuta do Projeto de Lei de criação do ‘Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais’ e a criação de uma comissão responsável pela redação final do projeto de lei e seus encaminhamentos oficiais.

No 4º Encontro, realizado em 2011, que teve como tema ‘Museus: desafios contemporâneos’, foram discutidos os desafios dos museus e sua função na atualidade, com foco no atendimento ao público, nas exposições e pesquisas.

Nos últimos anos, especialmente a partir de 2004, com a criação do ‘Sistema Brasileiro de Museus – SMB’, nota-se uma crescente articulação pela organização, desenvolvimento e valorização das instituições museológicas brasileiras. Duas ações políticas do governo federal no campo museológico, vieram confirmar e fortalecer a importância cultural da grande e diversificada rede de museus espalhada por todo o território nacional: a criação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e a instituição da lei que define o Estatuto de Museus.

A programação completa do 5º Encontro Estadual de Museus de Minas Gerais encontra-se disponível aqui e as inscrições podem ser feitas até o dia 23 novembro de 2012, pelo e-mail: encontrodemuseus@cultura.mg.gov.br

Fonte: http://www.cultura.mg.gov.br/component/content/article/205-mais-noticias/1293-secretaria-de-estado-de-cultura-realiza-o-5o-encontro-estadual-de-museus-de-minas-gerais

This entry was posted in Eventos and tagged . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*