Semana do Livro e da Biblioteca: atividades para todos os gostos

Usuários aproveitaram a programação especial das bibliotecas

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, comemorada de 23 a 29 de outubro, movimentou as bibliotecas de Minas Gerais e do Espírito Santo. O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) recebeu diversos relatos de atividades realizadas pelas bibliotecas dos dois estados. Confira:

Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, em Vitória (Foto: Divulgação)

Espírito Santo

Em Cachoeiro do Itapemirim, as atividades fizeram parte da agenda da pré-Bienal Rubem Braga, com música, contação de histórias e até homenagem ao maior doador de livros da cidade.

Já em Vila Velha, três bibliotecas realizaram uma programação especial durante a semana. Na Biblioteca Escolar Elisa Lucinda houve campanha para doação de gibisfeira para troca de livros e Concurso de Desenho e Poesia, além de diversas outras atividades. A Umef João de Medeiros Calmon promoveu saraus literários, bate-papo com escritores e recreios musicais. Na Umef Naydes Brandão foi realizado um ato de incentivo à leitura para a comunidade, com um varal literário montado na praça para expor e doar livros para a população.

Atravessando a ponte, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim preparou diversas atividades para a população de Vitória. Banca de troca de livros e gibis, contação de histórias e encontros com escritores fizeram parte da programação. Na Emef Rita de Cassia Oliveira, também foram realizadas contação de histórias, leitura dinâmica, apresentações musicais e de capoeira, além da premiação dos leitores do ano.

Ações realizadas na biblioteca do Sesi, em Pedro Leopoldo (Fotos: Divulgação)

Minas Gerais

A semana foi intensa no Estado. Começando pela capital, a Biblioteca Professora Etelvina Lima, da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizou rodas de leituras e palestras sobre vários assuntos ligados à leitura. Já a biblioteca da Escola Profissionalizante Santo Agostinho promoveu o Sarau da Saudade, uma feira de troca de livros e a exposição História do Livro e da Biblioteca.

Na biblioteca do Senai Américo Renê Giannetti foi realizada uma feira para troca de livros, mas os alunos também puderam indicar filmes baseados em obras literárias para exibições durante a semana. Foram escolhidos O menino do pijama listradoA menina que roubava livrosComo eu era antes de vocêO pequeno príncipe e Divergente, todos disponibilizados para empréstimo após as sessões.

Na vizinha Betim, a Superintendência do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação promoveu a palestra “A leitura e as crianças com deficiência”. Em Lagoa da Prata, os moradores puderam aproveitar contações de histórias, palestras, visitas a estandes, concursos de poesias, oficinas e encontro com escritores da cidade.

Em Pedro Leopoldo, a biblioteca do Sesi envolveu os alunos de todas as idades em uma oficina de varinhas da série Harry Potter, revitalização do cantinho de troca de livros, bingo literário, feira de troca de livros, cinemateca, noite de autógrafos e bate-papo com autores.

Em Pouso Alegre, a biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas promoveu uma exposição de livros danificados, trocas de obras literárias, exibição de filmes, rodas de leitura e diversas oficinas.

Universidade Federal de Uberlândia, por sua vez, também realizou uma programação especial em todos os campi. Com o tema “As bibliotecas e a valorização da diversidade e cultura negra”, foram realizadas exposições temáticas, apresentações culturais, palestras, mostras de cinema negro e oficinas de normalização de trabalhos acadêmicos.

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*