Seminário Memória Capixaba e Patrimônio Fotográfico

No dia 17 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e, para marcar a passagem dos 80 anos do IPHAN, será promovido o seminário “Memória Capixaba e Patrimônio Fotográfico”, no auditório Manoel Vereza, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

SEMIN+üRIO MEM+ôRIA CAPIXABA E PATRIM+öNIO FOTOGR+üFICO

Promovido pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-ES) e pela empresa Empório Capixaba, o seminário tem como finalidade sensibilizar o público para a importância da preservação de coleções fotográficas e das memórias coletivas. Durante o evento serão apresentadas iniciativas que vêm sendo desenvolvidas por órgãos públicos e privados para a preservação de acervos histórico-fotográficos do Espírito Santo.

Programação

Um debate sobre as iniciativas público-privadas e a preservação da memória local, mediado pela gestora cultural Diovani Favoreto, vai abrir a programação do evento, às 14 horas. Em seguida, serão ministradas as palestras “Acervo iconográfico do Centro de Documentação da Arquidiocese de Vitória”, pela bibliotecária Giovanna Valfré; “Acervo Coleção Francisco Seibel e Eutychio D’Oliver – memória da fotografia e seus produtores”, pelo conservador e restaurador fotográfico Paulo de Barros; e “Identificação e descrição do patrimônio fotográfico”, pelo professor do curso de Arquivologia da UFES, André Malverdes.

Dando continuidade à programação, terá início às 18 horas um debate com órgãos públicos detentores de memória coletiva, mediada por Margarete Farias de Moraes, professora do curso de Arquivologia da UFES. A superintendente do IPHAN-ES, Elisa Taveira, abrirá a atividade com o tema “O IPHAN como produtor e perpetuador da memória histórica e arquitetônica”. Já o diretor geral do Arquivo Público do Espírito Santo, Cilmar Francischetto, falará sobre a importância do órgão estadual para a guarda da memória capixaba. A Coordenadora Geral de Pesquisa e Documentação do IPHAN, Lia Motta, virá do Rio de Janeiro especialmente para ministrar a palestra “Rede de Arquivos IPHAN – Repositório Online do Acervo Documental do IPHAN”.

O evento conta com a parceria da Associação dos Arquivistas do Espírito Santo e do Departamento de Arquivologia da UFES. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

This entry was posted in Eventos and tagged , , . Bookmark the permalink.