UFMG recebe festival “O que é um livro? Resistências”

festival-o-que-e-um-livro-resistencias

Para se discutir diferentes modos de elaborar, refletir e praticar a edição de livros, o departamento de edição da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promove o festival editorial “O que é um livro? – Resistências”. O evento ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, no Conservatório de Música da UFMG (Av. Afonso Pena, 1534).   

O festival contará com exposições, lançamentos de livros, feiras, saraus, debates, bate-papos e oficinas em torno da questão: “o que é um livro?”. Essa pergunta busca ser uma via para a discussão da pluralidade de modos de editar, desejos a realizar, formas a tomar e funções a exercer que o livro — objeto, mídia, suporte — assume em nosso contemporâneo. A realização do evento busca, com este encontro, visualizar essa diversidade, convidando poetas editores, editores independentes, artistas gráficos, divulgadores, intelectuais e organizadores de feiras para um diálogo direto com os estudantes, mostrando e refletindo sobre as práticas editoriais e suas relações teóricas e comerciais.

O subtítulo “resistências” objetiva demonstrar a preocupação da comissão organizadora com as experiências editoriais que visam a algo além do mercado e da indústria do livro, neste cenário que tem se firmado como o da “edição independente”. Transformando a questão “o que é um livro” para cada participante em algo como “de que forma atua sua resistência”, espera-se dialogar sobre o que tem sido vislumbrado em termos de técnicas, de modos de produção, de venda, da escolha dos originais, da relação com os autores e leitores e da atuação social e política das publicações dos participantes do festival.

As inscrições para o festival estão abertas: http://bit.ly/2flZkAM

Para conhecer a programação, acesse a página do evento: https://www.facebook.com/oqueeumlivro/

Edição na FALE

Desde meados dos anos 2000, a FALE tem sido foco de uma série de práticas e pesquisas em edição. Em 2007, foi criado o Laboratório de Edição (Labed). No ano de 2008, foi instituída a ênfase em Edição no Bacharelado em Letras e, a partir de 2010, o Labed se fortaleceu como editora-laboratório, assumindo o selo dos Cadernos Viva Voz. Em 2012, o Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários incluiu duas novas linhas de pesquisa: Poéticas da tradução e Edição e recepção do texto literário, contribuindo para a pesquisa do texto poético em sua materialidade e existência social. No âmbito dessa formação, nosso corpo docente se preocupa tanto com a capacitação técnica dos alunos do bacharelado em edição quanto com a pesquisa e os desdobramentos teórico-práticos que o trabalho com livros suscita. 

Fonte: UFMG

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*