Unesco promove na UFMG seminário sobre patrimônio documental brasileiro

Até o dia 29 de setembro, estarão abertas as inscrições para a primeira edição do seminário Programa Memória do Mundo da Unesco e o Patrimônio Documental Brasileiro, que será realizado nos dias 3 e 4 de outubro, na Escola de Ciência da Informação da UFMG. Entre os temas em discussão, estarão o papel dos cientistas da conservação, arquivos audiovisuais e patrimônios bibliográfico e museológico brasileiros.

Imagem que compõe a identidade visual do evento (Foto: Programa Memória do Mundo / Unesco)

Imagem que compõe a identidade visual do evento (Foto: Programa Memória do Mundo / Unesco)

Promovido pela Unesco em parceria com a UFMG e com o Ministério da Cultura, o evento visa fomentar, entre pesquisadores e dirigentes de instituições de patrimônio e memória, debates sobre questões relativas ao reconhecimento, preservação e divulgação do patrimônio documental brasileiro.

Arquivos audiovisuais

A conferência de abertura, Memória do Mundo: uma afirmação global, será proferida, no dia 3, a partir das 18h, pelo professor Ray Edmondson, consultor do Programa MoW Internacional da Unesco e diretor da Archives Associates na Austrália. Doutor em Filosofia, Edmondson é referência internacional na restauração e preservação de mídia audiovisual. Ele também lançará o livro Arquivística audiovisual: filosofia e princípios.

Na conferência de encerramento, no dia 4, às 19h30, o historiador Caio Boschi, da PUC Minas, vai falar sobre as Memórias do ultramara América portuguesa nos arquivos lusitanos.

O seminário também contará com a participação de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Instituto Brasileiro de Museus, do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, além de professores e pesquisadores da UFMG e de outras instituições de ensino superior do país.

As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas pelo e-mail memoriadomundo@arquivonacional.gov.br. Na mensagem, deverão ser informados nome completo e e-mail para o qual será encaminhado o certificado eletrônico. A programação do evento está disponível na página eletrônica do Arquivo Nacional.

Fonte: UFMG

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*