Vem ai o V EBAM – Encontro Latino Americano de Bibliotecários, Arquivistas e Museólogos

EBAM

O Encontro Latino Americano de Bibliotecários, Arquivistas e Museólogos (EBAM) foi fundado em setembro de 2009, conjuntamente pela Biblioteca e Arquivo Histórico do Honorável Congresso Nacional (atual Assembléia Legislativa Plurinacional) da Bolívia e pelo Grupo de Estudos Sociais em Biblioteconomia e Documentação – GESBI – (Argentina). O II EBAM, ocorreu durante os dias 9 ao 11 de setembro de 2010, em Lima (Peru), e o III EBAM ocorreu durante os dias 14 a 16 de setembro 2011, em La Paz (Bolívia).

O V EBAM a ser realizado em São Luís do Maranhão no Brasil, pretende continuar a reforçar a consciência social sobre aspectos relacionados ao bem-estar social do povo que necessitam de informação e de leitura, resgatando seus valores culturais a cada dia, reforçando a sua história e a fundação das novas gerações. Bibliotecários, arquivistas e museólogos devem trabalhar – hoje, amanhã e sempre – para construir projetos integrados com propostas alternativas que busque de forma eqüitativa, inclusiva e solidária soluções para os problemas das bibliotecas dos museus e arquivos, transformando esses espaços em verdadeiros centros de informação a serviço da construção de sociedades democráticas. É necessário que cada país desenvolva políticas claras e específicas sobre os três aspectos que tornam o estado de bem-estar uma realidade para todos, indistintamente, por esta razão o investimento em políticas de Educação, Trabalho, Saúde, Geração de renda, assim como políticas culturais deve ser um horizonte a ser perseguido por todos os cidadãos e cidadãs. Bibliotecários, arquivistas e museólogos devem ser parte deste projeto tendo a clareza que a informação é a base de conhecimento e qualquer projeto de transformação. Para tanto esses profissionais devem se engajar em projetos que busque integrar as três áreas e que vise a formação de novas mentalidades e que este projetos contemple a sociedade em todas as dimensões contribuindo para a formação de uma sociedade capaz de construir uma visão crítica, e assim ter liberdade de produzir inovações e interferir nos destinos de cada nação.

Fonte: UFMA

This entry was posted in Eventos and tagged , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*