Videoconferência do ILB vai reunir especialistas em gestão de informação

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), em parceria com a Secretaria de Gestão de Informação Documental, a Biblioteca e o setor de Arquivo do Senado, realiza na quarta-feira (16) uma videoconferência com a participação das câmaras municipais das capitais e das assembleias legislativas de todo o país. O encontro irá discutir a gestão da informação e terá início às 16h, com duração de duas horas.

A videoconferência irá colocar em contato servidores que atuam na área de informação e documentação das casas legislativas e especialistas do Senado, com o objetivo de estabelecer uma comunicação entre esses setores.

– Pretendemos descobrir o interesse dessa comunidade na criação de um fórum de discussões para troca de informações e de experiências – explicou a coordenadora da Biblioteca do Senado, Mônica Rizzo.

Durante a apresentação, os três setores irão apresentar projetos desenvolvidos no Senado Federal que podem ser adaptados para aplicação nas casas legislativas. A ideia é, a partir desse primeiro encontro, promover um ambiente adequado para compartilhar conhecimentos em gestão de informação e documentação, trazendo, entre outros benefícios, subsídios para as casas trabalharem adequadamente nessa área racionalizando recursos públicos e evitando retrabalho.

– Não se trata, no entanto, de consultoria, mas de promover espaço para que experiências locais bem sucedidas cheguem para todos -disse Dinamar Rocha, diretora da Secretaria de Gestão de Informação Documental do Senado.

A videoconferência será o momento oportuno também para que especialistas falem a respeito da enquete que irá traçar um panorama sobre o funcionamento das atividades relacionadas às áreas de informação e conhecimento nas câmaras municipais e assembleias legislativas.

A partir do resultado da pesquisa, o ILB avaliará a pertinência de criar um ambiente virtual colaborativo, dentro do Ambiente Colaborativo do Programa Interlegis (Colab), para tratar do tema gestão de informação e documentação; bem como de montar oficinas para auxiliar as casas legislativas na montagem, organização e manutenção dessas estruturas.

A videoconferência será transmitida também em videostreaming, no site do Interlegis.

Fonte: Agência Senado

This entry was posted in Eventos and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: URL pra trackback.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*