Primeiros passos para organização

Bibliotecária Maira Nani foi contratada após ação do CRB-6

Há cerca de quatro meses, a bibliotecária Maira Nani França (CRB-6/ 1917) foi contratada pelo Colégio Marista Champagnat, em Uberlândia, para atuar como consultora. A escola já possuía um espaço para coleção de livros, mas que não contava com o  gerenciamento de  um profissional da área. Após a atuação do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), a vaga foi aberta.

Maira Nani é a responsável pela biblioteca do Colégio Marista Champagnat (Foto: Arquivo pessoal)

A nova função soma-se ao trabalho já realizado por Maira na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em que atua como bibliotecária desde 2004. A dedicação ao Colégio é de oito horas mensais, com disponibilidade para auxílio durante todo o dia por telefone ou WhatsApp. Como está há pouco tempo no cargo, a bibliotecária tem se dedicado a organizar estruturalmente a biblioteca. “O Colégio sempre teve um espaço para coleção de livros, com uma organização própria. Agora vamos adequar aos padrões da Biblioteconomia.”

Para iniciar a sistematização, Maira realizou um levantamento nas demais unidades dos Colégios Marista no país para diagnosticar como o trabalho tem sido realizado. Por meio de parceria com o Centro Universitário – Católica de Santa Catarina (SC), unidade de Jaraguá do Sul, o Colégio Marista de Uberlândia trabalha para a obtenção compartilhada de licença do software Pergamum para o gerenciamento do acervo. Caso não se viabilize, o colégio estuda a possibilidade de implantar o software livre Biblivre em sua unidade informacional.

Para dezembro, o plano é atuar no inventário do acervo, uma vez que há diversas coleções distribuídas no colégio: carro biblioteca, biblioteca infantil, uma exclusiva para professores, na sala pastoral e outra nomeada de Biblioteca Central, que possui todo o acervo, incluindo a coleção que atende à demanda dos alunos da Católica de SC (Unidade Jaraguá do Sul), da qual o Marista é o ponto focal no Triângulo Mineiro. “Gerenciar diversas coleções é um dos meus maiores desafios. Já existe uma organização, feita pelas próprias professoras. Com o inventário, vamos dimensionar e gerenciar isso de forma mais efetiva.”

E a expectativa é alta para 2018. Maira começou um levantamento de todos os projetos desenvolvidos pela escola para que, no próximo ano, a biblioteca possa atuar em conjunto com a área pedagógica. “Estou sempre em contato com a direção, com as coordenações e com os professores, conversando com todos. Uma professora de literatura já nos procurou para falar que vamos trabalhar muito juntas ano que vem. Isso é ótimo.”

Por que manter as anuidades em dia?

O CRB-6 recebeu uma solicitação que ilustra bem a importância de se manter em dia com suas obrigações fiscais. Um profissional pediu transferência para Minas Gerais, mas encontrou uma barreira: possuía pendências financeiras com o CRB de seu estado de origem. Impossibilitado de quitá-la, ele não pôde realizar a transferência e assumir a vaga que havia conquistado. Por isso, mantenha-se em dia com o seu conselho regional.

Leia mais histórias

O CRB-6 vem publicando uma série de matérias com a história de profissionais contratados após as fiscalizações do Conselho. Leia os relatos já publicados:

– Águida Heloiza Almeida de Paula (CRB-6/2191)

– Ana Paula Meira (CRB-6/2768)

– Ângela Aparecida Ribeiro (CRB-6/3395)

 Camila Canto Garcia Netto (CRB-6/3365)

– Célia Barbosa (CRB-6/3123)

– Cristina Maria Viana Camilo de Oliveira (CRB-6/1819)

– Fernanda Samla Souza Costa (CRB-6/3289)

– Gabriela de Oliveira Gobbi (CRB-6/ES 825)

– Humberto Damião de Souza (CRB-6/ES 850)

– Kauara Katrine Faria Silva (CRB-6/3193)

– Luciana Mendes Ferreira (CRB-6/3101)

– Luiz André Orbez Schubsky (CRB-6/3343)

– Márcia Aparecida Cecílio (CRB-6/1660)

– Marcos Roberto da Silva (CRB-6/2655)

– Maria Regina de Oliveira Alcantara (CRB-6/2784)

 Michelle de Paula Machado Venuto (CRB-6/2518)

– Nádia Lages de Medeiro Alves (CRB-6/2089)

– Nádia Santos Barbosa (CRB-6/3178/P)

– Rafaela de Paula Amaral de Souza (CRB-6/2300)

– Simone Alves Diamantino (CRB-6/2184)

This entry was posted in Fiscalização and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentar

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*